Jacques Villeneuve comentou sobre as polêmicas regras papaya da McLaren na Fórmula 1 em 2025. O campeão de 1997 disse que, na verdade, ninguém sabe muito bem o que significam.
A temporada foi de extremo sucesso para o time britânico. Além de conseguir o Mundial de Construtores pelo segundo ano consecutivo, teve seus dois pilotos na briga pelo título, com Lando Norris saindo triunfante.
Mas o ano foi marcado pelas constantes regras papaya, onde a equipe reforçou que deixaria a dupla brigar, sem se envolver em acidentes, mas sem estabelecer uma ordem entre eles. Isso gerou uma série de debates e reações no paddock da F1.

Mas falando sobre a abordagem da McLaren, o canadense apontou que “nem sequer sabemos quais são as regras do papaya. É apenas um nome que combina com a cor do carro. No fim das contas, toda equipe tem regras que impedem os membros de colidirem uns com os outros.”
“É a norma. Eles simplesmente não dão um nome especial, um apelido como a McLaren fez. Só isso. Sem um apelido, não dá para zoar — é simples assim. E, no fim das contas, não são apenas as regras da equipe; são as cláusulas contratuais dos pilotos. É simples assim.
“Acho que a única coisa que eles perceberam é que você precisa estar sempre alerta. Não dá para relaxar porque você vai ser pego de surpresa — e eles quase foram. Não importa o quão superior você seja, sempre tem alguém escondido, pronto para te pegar.”
