Max Verstappen acredita que as mudanças nos regulamentos da Fórmula 1 a partir da temporada de 2026, resultarão em uma diferença ainda maior entre as equipes, dando uma vantagem clara para algumas delas. O piloto da Red Bull Racing fez essa afirmação após o lançamento dos carros da equipe para 2026 em Detroit na noite de quinta-feira (15), onde a Red Bull Racing e a Racing Bulls apresentaram seus novos carros.
Verstappen afirmou que, historicamente, sempre que há uma reformulação das regras, a diferença entre os times tende a aumentar: “A diferença será maior. Isso sempre acontece quando temos novas regulamentações. Haverá uma ou duas equipes que estarão muito à frente das outras. Mas espero que, com o tempo, isso se torne mais equilibrado”.
Entre as principais mudanças que a F1 terá em 2026, estão a substituição do DRS por aerodinâmica ativa e uma divisão de 50/50 na potência do motor, com metade sendo elétrica. Para Verstappen, essas alterações são bastante complexas, e é improvável que todas as equipes consigam se adaptar rapidamente.
“As novas regras parecem complicadas, então não será fácil para todos entrarem na pista com o mesmo nível de competitividade. A adaptação dos pilotos será muito importante ao longo do ano, e eu já estou considerando isso”, disse ele.

O tetracampeão também destacou o processo constante de adaptação ao carro e ao motor: “Sempre tentamos projetar o motor e o carro mais rápidos, mas como piloto, você precisa se adaptar a isso. Claro, você sempre diz o que gostaria de ter no carro e o que precisa do motor, e esse é um processo contínuo”, acrescentou.
Sobre as expectativas para a temporada de 2026, Verstappen se mostrou cauteloso, afirmando que não está pensando em título por enquanto: “No momento, estou bem relaxado com isso tudo, porque você não sabe, não tem ideia de como as coisas vão se desenrolar”, finalizou o piloto holandês.
