O chefe da McLaren, Andrea Stella, preferiu adotar um tom de cautela ao comentar sobre a disputa interna pelo título na Fórmula 1 entre Lando Norris e Oscar Piastri, restando apenas três etapas para o fim da temporada. Após o GP de São Paulo, Norris ampliou sua vantagem para 24 pontos sobre o companheiro de equipe, após um fim de semana dominante em Interlagos.
Enquanto Norris venceu tanto a corrida Sprint quanto o GP no domingo, Piastri enfrentou uma sequência de contratempos. Um acidente na corrida Sprint e uma colisão com Kimi Antonelli e Charles Leclerc no GP principal, que resultou em uma punição de dez segundos. O resultado frustrou o australiano e praticamente consolidou a liderança de Norris na tabela.
Stella, no entanto, evitou fazer projeções: “Precisamos garantir que continuaremos focados em nós mesmos, em executar os finais de semana como Lando fez no Brasil e no México. Com Oscar, é importante aproveitar todas as oportunidades. Sinceramente, quando se trata dos pontos, vamos olhar para eles apenas no fim e ver onde estaremos”, afirmou o dirigente.
A McLaren não teve um grande desempenho em Las Vegas no ano passado, quando Norris e Piastri terminaram em sexto e sétimo lugares, respectivamente, resultado que, à época, confirmou o título de Max Verstappen. O britânico já reconheceu que o circuito de rua pode novamente representar um desafio para a equipe.

Mesmo assim, o cenário atual favorece Norris. Caso o australiano vença todas as provas restantes, incluindo a corrida sprint no Catar, Norris precisaria apenas terminar em segundo lugar nessas etapas para garantir o título em Abu Dhabi.
Piastri, por outro lado, não sobe ao pódio desde o GP da Itália, em setembro, e conquistou apenas uma vitória desde as férias da Fórmula 1, no GP da Holanda, quando Norris abandonou com falha no motor.
Além da briga interna da McLaren, Verstappen segue vivo matematicamente na disputa, mas distante. O holandês está 49 pontos atrás de Norris e precisará superá-lo em Las Vegas para manter chances reais no Catar. No total, ainda restam 83 pontos em jogo até o fim da temporada.
Stella, porém, reforça que o foco da equipe é a consistência, e não a matemática: “Nosso objetivo é maximizar cada final de semana e garantir que ambos tenham o carro e as condições para entregar o melhor possível. No fim, os números vão refletir o trabalho feito”, completou.
