Carlos Sainz apresentou uma proposta simples, mas eficaz, para tornar as corridas Sprint da Fórmula 1 mais interessantes. O piloto da Williams acredita que uma mudança imediata no formato poderia ‘apimentar’ a disputa e tornar as provas mais atraentes para os fãs.
O espanhol, que chegou ao Circuito das Américas após dois bons resultados nas corridas anteriores, não escondeu sua insatisfação com o formato atual das corridas Sprint. Para ele, a corrida curta acaba ‘desvendando’ demais o que acontecerá no GP de domingo, já que a corrida Sprint e a sessão de classificação para o GP seguem formatos semelhantes: “A Sprint acaba revelando o que será a primeira parte da corrida no domingo, já que as condições e o formato de classificação são quase idênticos”, afirmou Sainz. “Eu preferiria que houvesse ideias diferentes para a Sprint, para que não mostrasse tanto o ritmo da corrida de domingo.”
A proposta de Sainz é simples, utilizar obrigatoriamente pneus macios, que têm uma maior degradação, na corrida Sprint. Isso, segundo ele, ajudaria a criar uma dinâmica diferente, já que atualmente esses pneus são descartados após um único uso, sem impactar a estratégia da corrida principal: “É um bom tiro de curto prazo, além de ser mais eficiente, pois estamos descartando esses pneus após uma volta”, acrescentou.

Sainz também mostrou uma postura mais aberta em relação à ideia de corridas com grid invertido, algo que até pouco tempo parecia impensável para muitos pilotos: “Não sou grande fã de grids invertidos, mas não me oporia a tentar algo diferente”, afirmou, acrescentando que o importante seria a F1 assumir a responsabilidade caso a experiência não dê certo.
“Se funcionar, ótimo. Se não, devemos ser honestos e admitir que não deu certo, e tentar algo novo”, finalizou o piloto espanhol.
