A Williams já enfrenta um começo difícil para a temporada 2026 da Fórmula 1, após anunciar que não irá participar do teste de pré-temporada da próxima semana, em Barcelona. A equipe britânica, que estava prevista para marcar presença no evento fechado, revelou que, devido a dificuldades em passar nos testes de segurança obrigatórios da FIA, optou por não participar do evento.
Essa decisão foi oficializada na sexta-feira (23) pela Williams, que justificou a ausência com o atraso no programa de desenvolvimento do FW48. A equipe, no entanto, continuará seus trabalhos em outros tipos de testes, incluindo um programa de testes virtuais com o carro de 2026, com o objetivo de se preparar para o primeiro teste oficial no Bahrein e para a abertura da temporada em Melbourne, no GP da Austrália.
Através de suas redes sociais, os pilotos Carlos Sainz e Alex Albon reagiram à notícia, expressando otimismo apesar do revés. Sainz compartilhou a declaração da Williams e escreveu: “Estamos comprometidos a continuar pressionando ao máximo! Mal posso esperar para entrar na pista em breve!”, afirmou.

Já Albon, que está em sua quinta temporada com a Williams, também se manifestou, destacando: “Não é o começo que queríamos, mas isso pode acontecer quando você está buscando os limites! Total foco à frente!”, acrescentou.
Apesar da confiança demonstrada pelos pilotos, a ausência no teste representa uma desvantagem significativa para a Williams, que agora ficará sem pelo menos um terço da preparação pré-temporada antes da primeira corrida da temporada.
