Oscar Piastri teve uma boa sexta-feira no final de semana do GP do Catar de Fórmula 1, ao conquistar a pole position para a corrida Sprint de sábado, sua primeira em qualquer formato desde o GP da Holanda, em agosto. O australiano, que enfrentou um período de oscilações em seu desempenho, conseguiu superar George Russell por 0,032s, com Lando Norris ficando em terceiro lugar, quase dois décimos mais lento.
Apesar de um grande momento de sobresterço na curva 4 durante sua última volta rápida, Piastri fez um tempo de 1:20.055 e garantiu a pole, mostrando que sua boa forma está de volta, especialmente após uma sequência de resultados abaixo do esperado que lhe custaram a liderança do campeonato.
“Foi um bom dia, o que é bom para variar, e foi um dia em que as coisas se encaixaram desde o começo”, afirmou Piastri. “A classificação Sprint foi muito boa, tive um momento complicado na minha última volta rápida, mas foi o suficiente no final. O carro está muito bom neste fim de semana, então estou bastante feliz“, afirmou.

Piastri também mencionou que acredita que, se tivesse conseguido uma volta ainda mais limpa, poderia ter feito um tempo de 1:19, mas se disse satisfeito com o resultado: “Obviamente, há algumas coisas a melhorar, mas é bom poder dizer isso quando você está começando na pole”, acrescentou.
Embora a pole seja apenas para a corrida Sprint, que vale poucos pontos, Piastri destacou que aproveitará ao máximo qualquer oportunidade que surgir: “Os finais de semana com Sprint são sempre difíceis, porque você nunca sabe se está realmente no topo desde que sai para a pista, mas o carro esteve realmente bom o dia todo”, completou.
O australiano ainda fez questão de ressaltar o trabalho da equipe, que fez bons ajustes no carro entre o treino livre e a classificação Sprint e conseguiu manter o bom ritmo ao longo do dia.
