F1: “Não sabia o que faria depois da Red Bull”, admite Adrian Newey

Adrian Newey abriu o jogo sobre as razões que o levaram a deixar a Red Bull após quase 20 anos. O designer optou por continuar no automobilismo e agora inicia uma nova fase na carreira com a Aston Martin. O britânico detalhou todo o processo de mudança em entrevista à Sky Sports.

Newey foi sincero sobre o período de incerteza após sua saída da Red Bull: “Eu renunciei à Red Bull por uma série de razões e, naquele momento, genuinamente não tinha ideia do que faria em seguida. Conversei com minha esposa, Mandy, sobre o que fazer. As opções iam desde relaxar e curtir férias no sol, bebendo margaritas, até voltar ao trabalho. E, se fosse trabalhar, qual seria o caminho?”

O projetista chegou a considerar uma mudança radical e ir para a America’s Cup, uma competição de velas. “É um universo paralelo fascinante, com tecnologias similares, mas a competição só ocorre a cada quatro anos. Se o barco não estiver certo desde o início, não há tempo para consertar”, explicou.

Newey explicou que sua verdadeira paixão é a rapidez e a relação entre homem e máquina que a Fórmula 1 proporciona. “Gostei do projeto Valkyrie e estou gostando do RB17, no qual ainda estou envolvido. Mas o que sempre amei na minha carreira é a combinação de homem e máquina, o desafio esportivo. O fato de que toda semana, ou quase toda semana, você está em evidência.”

“Se comparar com meus amigos da universidade que foram para a aeronáutica, trabalhando em empresas como British Aerospace ou Rolls-Royce, eles ficam em projetos que só vão decolar daqui a 10 ou 15 anos”, comentou, descartando projetos na aeronáutica. “Não há muito retorno. Então, eu senti que precisava ser algo com homem e máquina, competição novamente.”

Newey iniciou seus trabalhos com a Aston Martin de forma oficial no GP de Mônaco deste ano, apontando problemas no simulador da equipe. Ele está completamente envolvido no projeto do carro 2026.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.