A McLaren adotou uma abordagem cautelosa para o desenvolvimento de seu novo carro para a temporada 2026 da Fórmula 1, decidindo não implementar atualizações precipitadas antes do GP da Austrália, como farão muitas de seus concorrentes. Em vez disso, a equipe britânica planeja focar no entendimento profundo de sua nova máquina antes de decidir as modificações necessárias.
Com a pré-temporada de testes começando na próxima semana no Circuito de Barcelona-Catalunha, todas as equipes terão a oportunidade de avaliar suas novas unidades de potência e aerodinâmica. Enquanto outras equipes já se apressam em desenvolver o carro após os primeiros shakedowns, a McLaren prefere adotar uma abordagem mais paciente.
Rob Marshall, o principal designer da McLaren, explicou que a equipe precisa primeiro entender completamente o carro antes de decidir quais upgrades serão necessários: “Entre Barcelona e Melbourne, acho que o que você verá provavelmente será muito próximo do que traremos para a primeira corrida. Nosso foco principal será entender este carro. É muito complexo, é tudo novo, e temos muitas coisas para ajustar”, disse ele.
Essa estratégia vem do fato de que os novos carros para 2026 apresentam unidades de potência e aerodinâmica inéditas, o que exige mais tempo para ajustes. Além disso, a McLaren reconhece que os concorrentes podem apresentar elementos que servirão como inspiração para seus próprios desenvolvimentos ao longo da temporada.

Andrea Stella, chefe da McLaren, também reforçou que a equipe vai adiar ao máximo o desenvolvimento do novo carro: “O carro está na AVL, na Áustria, para ser testado no dinamômetro”, disse Stella, explicando que a McLaren utiliza a tecnologia de ponta da AVL para testar sistemas fundamentais do carro. A decisão de adiar os testes iniciais até o segundo ou terceiro dia da pré-temporada em Barcelona visa dar à equipe mais tempo para desenvolvimento, já que eles terão a possibilidade de testar durante três dos cinco dias disponíveis.
Dessa forma, a McLaren está apostando em um desenvolvimento mais meticuloso e focado para 2026, com o objetivo de evitar complicações no início da temporada e garantir que o carro esteja o mais ajustado possível para as primeiras corridas.
