F1: McLaren explica escolha de suspensão para 2026 após inovações de Cadillac e Alpine

O debate sobre a escolha da suspensão para os carros da Fórmula 1 em 2026 ganhou mais atenção após Cadillac e Alpine quebrarem a tradição, ao adotar a configuração de suspensão pullrod. Essa decisão contrasta com a de várias outras equipes, incluindo Audi, Red Bull Racing, Haas, Mercedes e Ferrari, que optaram pela configuração pushrod, amplamente usada no passado.

Mark Temple, diretor técnico de performance da McLaren, explicou que a escolha entre pushrod e pullrod, depende diretamente da interação do sistema de suspensão com o novo aerofólio dianteiro. Em entrevista ao site PlanetF1, Temple afirmou: “A escolha realmente se resume a uma questão aerodinâmica, qual configuração de suspensão se adapta melhor ao novo aerofólio dianteiro”. Ele destacou que ambas as opções são relativamente simples de se implementar do ponto de vista mecânico, mas a decisão depende do design aerodinâmico da frente do carro.

Até o momento, seis dos oito carros apresentados para 2026 possuem suspensão pushrod, com destaque para as equipes Audi, Red Bull, Racing Bulls, Haas, Mercedes e Ferrari. Por outro lado, Alpine e a novata Cadillac apostaram no sistema pullrod, uma escolha que tem gerado discussões no paddock.

F1: McLaren explica escolha de suspensão para 2026 após inovações de Cadillac e Alpine
Foto: Divulgação / Cadillac

Essa decisão sobre a escolha do tipo de suspensão, foi um tema particularmente relevante para Adrian Newey, o renomado projetista de F1, que levou o máximo de tempo possível para decidir entre pushrod e pullrod para o novo AMR26 da Aston Martin. Newey, que projetou a suspensão do carro de efeito solo da Red Bull em 2022, teve um grande impacto na maneira como a equipe lidou com problemas como o ‘porpoising’, um fenômeno que afetou muitas outras equipes naquele ano.

Com a proximidade do primeiro teste de pré-temporada, que irá ocorrer em Barcelona entre 26 e 30 de janeiro, a McLaren e outras equipes estão finalizando os ajustes em seus carros, com a Williams já confirmando que não participará desse primeiro teste. A Aston Martin e a McLaren irão apresentar seus carros em 09 de fevereiro, um dia antes do segundo teste de pré-temporada no Bahrein, programado para 11 a 13 de fevereiro.

Essas decisões sobre a suspensão refletem o início de uma nova era na Fórmula 1, com as equipes buscando maximizar o desempenho dos carros com base nas novas regulamentações, e os testes de pré-temporada serão cruciais para ver como cada equipe lida com essas mudanças.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.