A McLaren voltou a comentar sobre a gestão de seus pilotos para a temporada 2026 da Fórmula 1. O tema, que marcou boa parte do campeonato anterior, reapareceu na primeira coletiva do ano, quando Andrea Stella foi questionado sobre a possibilidade de mudanças após a disputa interna entre Lando Norris e Oscar Piastri ter sido decidida apenas na última corrida, em Abu Dhabi.
O chefe de equipe deixou claro que a filosofia adotada em 2025 será mantida: “Os conceitos de correção, integridade, igualdade de oportunidades e espírito esportivo são todos fundamentais para a equipe e, como tal, estão confirmados”, afirmou. A declaração reforça a continuidade das chamadas “regras papaia”, que dividiram opiniões no paddock ao longo da temporada passada.

Stella explicou que, para tomar uma decisão, a equipe analisou cuidadosamente o último campeonato e a relação entre os pilotos. “Avaliamos com calma e profundidade o desempenho da última temporada para identificar oportunidades de melhoria”, disse. “Conversamos com eles sobre isso e, no final, houve a vontade de reafirmar (…) os conceitos de correção, integridade, igualdade de oportunidades e espírito esportivo. São fundamentais para a equipe, para Lando e para Oscar. Portanto, estão reafirmados, confirmados e consolidados”.
“Reconhecemos que o trabalho exigido em relação à competição interna foi importante para a equipe e, em certa medida, também para os pilotos. Portanto, qualquer possibilidade de simplificar a corrida em conjunto será bem-vinda”, afirmou Stella.
