Liam Lawson está ansioso para descobrir como o novo carro da Racing Bulls irá se comportar nos próximos testes de pré-temporada da Fórmula 1, que ocorrerão no Bahrein, após os primeiros testes em Barcelona. O piloto completou 152 voltas em dois dias de atividades no circuito espanhol, além de um dia de filmagens e shakedown em Ímola, o que lhe permitiu ganhar mais experiência com o novo carro da equipe.
Os testes realizados em Ímola ocorreram em condições molhadas, enquanto Barcelona apresentou um clima frio e também com pista molhada em alguns momentos, o que tornará os testes em Sakhir, no Bahrein, um desafio ainda maior, devido às características bem diferentes do circuito, especialmente em relação ao desgaste dos pneus. O circuito de Sakhir é conhecido por seu asfalto abrasivo e zonas de alta tração, que exigem um gerenciamento especial dos pneus, e Lawson está curioso para ver como o carro irá se comportar nesse ambiente.
“Há muito a aprender, pois o carro de 2026 é bem diferente de pilotar. Tentei me adaptar o máximo possível”, afirmou Lawson. Ele destacou que o carro tem menos downforce comparado ao anterior, o que faz com que ele se mova mais na pista: “Temos muita potência quando a bateria é totalmente ativada, mas a forma como você precisa gerenciá-la é completamente nova para nós”, disse ele.

O piloto também falou sobre a importância de testar a nova unidade de potência da Red Bull Powertrains-Ford, destacando que, embora os testes em Barcelona tenham sido relativamente fortes em termos de confiabilidade, é difícil prever como a Racing Bulls se posiciona em relação aos outros times: “Ainda não sabemos onde estamos em comparação com os outros, mas estamos focados no nosso trabalho e queremos continuar evoluindo para estar na melhor forma possível para a primeira corrida em Melbourne”, acrescentou.
Lawson se mostrou otimista, destacando que o fim dos testes em Barcelona foi positivo: “Terminamos os testes em um lugar muito melhor do que onde começamos na segunda-feira. O próximo teste no Bahrein será em menos de duas semanas, então vamos continuar coletando dados. Mas será uma pista completamente diferente de Barcelona, então estou curioso para ver como o carro irá se comporta nessas novas condições”, completou.
