O chefe da Haas, Ayao Komatsu, destacou a crescente importância do trabalho em equipe após o primeiro dia de testes em Barcelona para a temporada 2026 de Fórmula 1. Com as mudanças significativas nas regulamentações, a colaboração entre engenheiros e pilotos se mostrou fundamental para o progresso da equipe, como foi evidenciado nas primeiras voltas de testes na segunda-feira (26).
“Não é algo que os pilotos possam fazer sozinhos”, afirmou Komatsu sobre o desenvolvimento do carro. “E também não é algo que os engenheiros possam resolver sozinhos. Então, o trabalho em equipe é ainda mais importante agora”. Ele destacou que o desenvolvimento do carro exige uma colaboração contínua entre engenheiros e pilotos, um aspecto essencial da Fórmula 1. “É um grande desafio, mas vocês verão muita evolução ao longo dos testes e da temporada”.
A Haas teve um bom início, com Esteban Ocon completando 154 voltas no primeiro dia de testes, o que levou Komatsu a se mostrar satisfeito com o progresso inicial: “Em termos de quilometragem, conseguimos um bom desempenho, mas por trás disso há um trabalho enorme. Eu tenho certeza de que é o mesmo para todos, mas até conseguir fazer o shake-down e depois completar toda a quilometragem foi uma tarefa gigantesca”, acrescentou.

Komatsu também comentou sobre os desafios do novo regulamento, ressaltando que a cada volta completada a equipe aprende algo novo: “Agora que estamos rodando, estamos descobrindo problemas que precisamos resolver, mas é para isso que estamos aqui. Pelo menos estamos rodando, o que significa que estamos coletando dados e identificando questões a serem resolvidas”, concluiu o chefe da Haas.
