F1: Hamilton recebe título de cidadão honorário do Brasil em sessão solene

Lewis Hamilton agora é um cidadão honorário do Brasil. Em uma sessão solene realizada nesta segunda-feira (7) na Câmara dos Deputados, em Brasília, o sete vezes campeão de F1 recebeu a honraria em meio a grande presença de fãs no local.

A entrega do título honorário, com início às 14h locais e aberta ao público geral, que lotou a Câmara, teve discurso inicial por Arthur Lira, presidente da Câmara. A cada declaração, uma sucessão de aplausos e gritos ao britânico era proferida – muitos cartazes em apoio eram levantados.

Depois de Lira, foi a vez de André Figueiredo, deputado responsável pelo requerimento de homenagem ao multicampeão, tomar a palavra. Mais uma vez, o som dos fãs de Hamilton ecoaram na sessão que, segundo o presidente, “quebrava todos os protocolos”.

Nas falas, foi constantemente trazida a admiração de Lewis pelo tricampeão brasileiro Ayrton Senna, além do gesto do inglês de simular seu ídolo no GP de São Paulo de 2021. Na época, o competidor pegou a bandeira do Brasil, deu uma volta por Interlagos e levou o símbolo nacional ao pódio e que motivou o pedido de homenagem.

Na sequência, foi entregue a Hamilton a medalha do Mérito Legislativo e, então, foi a vez do piloto falar algumas palavras. No início de sua fala, disse em português “boa tarde”, seguindo, já em sua língua “muito obrigado por essa recepção maravilhosa. Estou realmente impressionado com o amor que têm me mostrado ao longo dos anos”.

“Não sabia o que esperar aqui hoje, mas ver todos vocês me animou de uma maneira que não esperava, então, muito obrigado do fundo do coração. Gostaria de agradecer a todos aqui na Câmara que moveram montanhas para tornar esse dia possível”, seguiu.

“É verdadeiramente uma grande honra aceitar e receber o título de cidadão, agora me sinto como um de vocês, então, muito obrigado. Eu amo o Brasil, sempre amei o Brasil, tenho ótimas memórias do país antes mesmo de vir para cá, mas quando cheguei aqui em 2007, o amor que recebi, que vem crescendo, especialmente em 2021, foi um dos momentos mais especiais de toda a minha carreira”, continuou.

“Quero realmente dedicar essa honra de hoje a Ayrton Senna, sua família, fãs e amigos. Quando era pequeno e o vi pela primeira vez, sabia naquele momento que queria ser campeão mundial como ele”, emendou.

A Medalha do Mérito Legislativo, que foi entregue a Hamilton, é uma honra criada em 1983. Ela é concedida a pessoas e entidades nacionais ou estrangeiras que tenham prestado algum tipo de serviço relevante seja ao Poder Legislativo ou ao país.

Na agenda da tarde de Hamilton ainda estava reservada uma visita à Embaixada Inglesa. Lá, o competidor multicampeão faria uma reunião com alguns líderes de movimentos sociais do Brasil.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.