F1: Haas se recupera de começo difícil na temporada 2025

O início da temporada 2025 da Fórmula 1 foi um verdadeiro desafio para a Haas, especialmente após o péssimo desempenho no GP da Austrália, onde a equipe enfrentou sérios problemas com o VF-25. O chefe da equipe, Ayao Komatsu, descreveu a experiência como uma verdadeira ‘bomba’, que o deixou com uma sensação de náusea diante da performance decepcionante.

Aquele desempenho da Haas em Melbourne, expôs uma falha do carro, com o VF-25 ‘sofrendo’ nas rápidas curvas 9 e 10, o que comprometeu a aerodinâmica e forçou a equipe a reduzir a velocidade nas curvas. “Você não está só em último, você está a quase seis décimos de distância dos outros. E isso indica um problema fundamental”, afirmou Komatsu.

Depois do choque inicial, Komatsu expressou orgulho pela rápida resposta da equipe. A Haas introduziu atualizações significativas, incluindo um assoalho revisado para o circuito de Suzuka e um upgrade adicional em Ímola, que ajudaram a recuperar a performance perdida: “Nosso desenvolvimento tem sido excelente, e depois da atualização em Ímola, conseguimos melhorar consideravelmente”, disse Komatsu.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

O chefe da Haas destacou ainda a importância da unidade dentro da equipe, para superar o início desastroso de temporada: “Nosso desenvolvimento foi excelente, principalmente após a atualização de Silverstone. Agora, com o VF-25, temos um carro capaz de competir no top 10, se executarmos tudo corretamente”, acrescentou.

Com 35 pontos e na 9ª posição do campeonato de construtores, Komatsu sabe que a disputa continua apertada, com uma diferença de apenas oito pontos até a 6ª posição. Ele reforçou a importância de manter o foco em cada corrida, lembrando que a equipe, após a temporada anterior, construiu uma base sólida de confiança, o que facilitou a superação dos desafios em 2025.

“Se isso tivesse acontecido há doze meses, acho que seria catastrófico. Mas agora, com o apoio de todos na equipe, conseguimos superar a situação. Não poderia estar mais feliz com a reação que tivemos”, concluiu Komatsu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.