F1: Decisão sobre segundo piloto da Alpine será tomada em breve

A Alpine está prestes a tomar uma decisão importante sobre sua formação de pilotos para a temporada de 2026 da Fórmula 1. O time ainda não definiu quem será o companheiro de Pierre Gasly para o próximo ano, mas a expectativa é de que essa escolha seja feita nas próximas corridas.

Recentemente, no final de semana do GP da Itália, a Alpine confirmou que Gasly havia renovado seu contrato até o final de 2027. Contudo, a vaga ao seu lado continua em disputa, com Franco Colapinto e Paul Aron sendo os principais candidatos. Colapinto, que substituiu Jack Doohan no início da temporada, tem mostrado alguma evolução. Ele superou Gasly em três das últimas quatro sessões de classificação, embora ainda não tenha pontuado desde que entrou na equipe.

Apesar da melhora no desempenho, a Alpine segue em uma fase de reconstrução e está focada em 2026, com seu desempenho atual no campeonato de construtores muito abaixo das expectativas. Em entrevista coletiva, o diretor-geral da equipe, Steve Nielsen, comentou sobre o progresso de Colapinto e as perspectivas para o futuro.

“É difícil para qualquer piloto novo, como vimos com vários pilotos vindo da F2. Franco teve um começo difícil, mas agora vemos que ele está equilibrado e tem mostrado um bom desempenho nas últimas corridas”, afirmou Nielsen. “Ele agora tem se comparado a Pierre nas últimas duas ou três corridas. Então, ele está no mesmo nível, o que é bom. Não sabemos até onde isso vai chegar, mas esperamos que continue assim. A decisão sobre Franco e outros candidatos será tomada muito em breve”, disse ele.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team.
Foto: XPB Images

No que diz respeito a Jack Doohan, que iniciou o ano ao lado de Gasly e foi substituído por Colapinto após o GP de Miami, Nielsen afirmou que o australiano ainda faz parte do programa da Alpine, mas não há previsão de seu retorno imediato ao carro da equipe: “Jack ainda faz parte do nosso programa. Ele pilotou para nós nas primeiras corridas, fizemos uma mudança e agora Franco está no carro. Estamos constantemente avaliando as nossas opções”, completou.

Com a decisão sobre o futuro de seus pilotos ainda em aberto, a Alpine seguirá monitorando o desempenho de Colapinto e de outros candidatos nas próximas corridas para definir a melhor formação para 2026.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.