F1: Colapinto diz que rigor de Briatore o tornou “muito mais forte”

Franco Colapinto atribuiu a Flavio Briatore, consultor da Alpine, um papel fundamental no seu desenvolvimento durante a sua primeira temporada na Fórmula 1, marcada por dificuldades e pressão. O argentino destacou que o italiano é extremamente exigente, mas que essa postura é uma qualidade.

Colapinto não conseguiu ajudar a melhorar significativamente o desempenho da equipe. Desde que assumiu a vaga de Jack Doohan, o jovem não conseguiu marcar pontos, enquanto Pierre Gasly foi o responsável pelos 20 pontos conquistados pela Alpine em 2025. Com isso, a equipe ocupa a última colocação no campeonato de construtores.

Apesar das críticas e da pressão crescente, Colapinto defendeu Briatore no podcast Beyond the Grid: “Tenho uma relação muito boa [com o Briatore]. Ele é duro com todo mundo. A forma como ele faz a equipe trabalhar e motiva as pessoas às vezes pode ser um pouco dura, e pode parecer demais se você não o conhece”, afirmou.

“Mas ele é alguém em quem realmente acredito e em quem confio que vai levar essa equipe adiante, colocar a Alpine de volta ao topo. Aprendi muito com ele este ano. Ele me tornou muito mais forte.”

Colapinto também lembrou da sua estreia como titular na Williams, no meio da temporada de 2024, quando substituiu Logan Sargeant e surpreendeu ao pontuar em Baku e Austin. No entanto, o bom momento não durou, e uma série de acidentes no fim do ano esfriou o interesse de outras equipes, como a Red Bull.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team on the drivers' parade.
Foto: XPB Images

“Quando entrei [na Williams], estava sob muita pressão. Estava chegando na Fórmula 1 sem experiência, e foi quando senti a maior pressão da minha carreira. Depois disso, senti que nada poderia me derrubar”, contou. “Quando tudo vai bem, é fácil, mas é difícil aprender. Quando vai mal, quando você está lá embaixo, é muito mais fácil aprender e se fortalecer. Acho que foi isso que aconteceu no fim de 2024, e também neste início difícil de 2025.”

Mesmo com desempenho irregular, Colapinto segue na disputa por uma vaga na Alpine em 2026. Briatore já afirmou publicamente que a escolha está entre o argentino e o piloto reserva Paul Aron. Porém, Colapinto garante que está focado no presente. “Não sei, e não estou muito focado nisso”, respondeu ao ser questionado sobre seu futuro. “Quero continuar construindo neste ano.”

“Tem muito o que aprender ainda, e muito a descobrir. Mas estou me sentindo melhor no carro, na equipe, e acho que estamos fazendo um bom trabalho juntos”, acrescentou. “Claro, não é segredo que o carro não está onde a gente gostaria, e no momento não é bom o suficiente para marcar pontos. Mas vai chegar o momento em que será, e quero estar pronto para isso. Esse é o foco agora.”

“É seguir corrida por corrida, momento por momento, e ver onde vamos chegar. Mas estou feliz por estar aqui, e vamos ver como esse capítulo continua”, finalizou o argentino.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.