Os testes de pré-temporada da Fórmula 1, realizados em Barcelona durante esta semana, têm enfrentado dificuldades devido ao clima imprevisível. Embora as equipes já esperassem algum impacto do tempo, o primeiro dia de testes foi claramente afetado, com a chuva interrompendo a atividade na pista.
No circuito espanhol, apenas Max Verstappen, da Red Bull Racing, e Charles Leclerc, da Ferrari, foraam para a pista nesta terça-feira (27), inicialmente aproveitando as condições secas. No entanto, a chuva que chegou no final da manhã em Barcelona, forçou os pilotos a trocarem para os pneus de chuva. A previsão para a tarde indica mais chuvas, o que pode fazer com que eles continuem com os pneus intermediários, caso decidam retomar a atividade após o almoço.

Quanto ao restante da semana, a previsão indica que o clima continuará a ser um desafio. Quarta-feira deve ser novamente afetada por chuvas leves, o que deixa as equipes em dúvida sobre a necessidade de voltar à pista. Por outro lado, quinta e sexta-feira parecem ser mais favoráveis, com possibilidade de algumas chuvas no início da quinta-feira e condições secas para a sexta-feira.
Para as equipes que já levaram seus carros para a pista na segunda-feira, pode ser vantajoso aguardar até quinta-feira e sexta-feira para aproveitar ao máximo as condições do circuito. A Red Bull, após os treinos de segunda e terça-feira com Isack Hadjar e Verstappen, ainda precisa decidir qual dia irá utilizar para sua participação no terceiro e último dia de testes, já que as equipes podem andar em apenas três dos cinco dias programados.
