A Cadillac revelou os principais aprendizados obtidos no primeiro teste de sua preparação para a entrada na Fórmula 1 no próximo ano, realizado no circuito de Ímola com Sergio Perez ao volante de uma Ferrari de 2023. Apesar de ainda não contar com um carro próprio em ação, a equipe utilizou o TPC (teste com carros antigos) para aprimorar procedimentos internos e simular situações reais de pista antes da estreia oficial, prevista para 2026.
Graeme Lowdon, chefe da equipe, explicou que o principal objetivo do teste não era avaliar o carro emprestado pela Ferrari, que será a fornecedora de motores para a Cadillac, mas desenvolver rotinas operacionais: “Foi um exercício muito útil. Somos um time novo, com grande experiência somada, mas com menos de um ano trabalhando juntos”, disse ele.
Segundo Lowdon, a Cadillac vem realizando ‘corridas de ensaio’ extremamente realistas, com envio de documentos para um endereço de e-mail da ‘FIA fictícia’ criado pela própria equipe e simulações de problemas comuns de final de semana de corrida, como falhas de peças e incidentes na pista. O TPC em Ímola serviu para suprir a única lacuna que não pode ser simulada internamente: a atuação dos mecânicos com um carro real na pista.

“Queríamos dar aos mecânicos a chance de vivenciar procedimentos como aquecimento de mantas térmicas, protocolos de largada e a rápida transição de Q1 para Q2. Só existe uma forma de fazer isso: com um carro de Fórmula 1”, afirmou. Ele destacou também treinamentos para situações de emergência envolvendo o sistema ERS e a necessidade de lembrar profissionais de diferentes origens que cada unidade de potência exige respostas específicas.
Lowdon afirmou que os exercícios foram essenciais para preparar a equipe para cenários reais: “Foi extremamente útil. Estou muito satisfeito que fizemos isso. Para qualquer outra equipe que pretenda entrar na Fórmula 1, recomendaria esse tipo de processo sem hesitar”, completou.
A Cadillac espera realizar seu primeiro dia de filmagem com um carro próprio em janeiro de 2026, antes dos testes de pré-temporada em Barcelona no fim do mesmo mês.
