Flavio Briatore, consultor-executivo na Alpine, fez questão de dissipar as dúvidas sobre o futuro de Franco Colapinto na equipe, afirmando com bom humor que ‘perdeu o botão de troca de pilotos’, brincando com as especulações sobre uma possível mudança no time francês. A declaração vem após rumores sobre a entrada do atual reserva Paul Aron, especialmente após a promoção de Colapinto em 2025, que resultou na saída de Jack Doohan da equipe, mas com o argentino não apresentando os resultados esperados.
Em entrevista à RTVE, Briatore falou sobre o momento de Colapinto, que, apesar das dificuldades no início da temporada, mostrou alguma evolução, mesmo não tendo marcado nenhum ponto na temporada 2025 da Fórmula 1: “O problema de Franco ainda é a sessão de classificação. Na corrida, ele é competitivo, está no mesmo nível de Pierre (Gasly), com a mesma velocidade”, disse Briatore, elogiando a performance do piloto argentino em provas, mas destacando a área que ainda precisa de trabalho.
Segundo o consultor, Colapinto tem mostrado um grande evolução desde sua chegada à F1: “No ano passado, ele era um garoto que chegava dos Pampas. Agora ele está mais agressivo, mais forte, interessado em telemetria, dados dos engenheiros, e passa muito tempo no túnel de vento. Ele é muito disciplinado”, afirmou Briatore. Briatore destacou a maturidade crescente de Colapinto, mas frisou que o piloto precisa focar nas sessões de classificação, onde ainda comete alguns erros, especialmente quando se empolga demais.

Briatore também fez questão de frisar que a Alpine segue comprometida com o piloto argentino: “Esses jovens chegam à Fórmula 1 com muita pressão. Ele sofreu um pouco mais, mas agora está no mesmo nível dos outros. Podemos trabalhar com ele, por isso o colocamos no carro”, acrescentou.
Dessa forma, Briatore encerrou as especulações sobre uma possível nova troca de pilotos na Alpine, e reafirmou sua confiança em Colapinto, pelo menos por enquanto.
