F1: Bortoleto tem corrida apagada e é 18º no GP dos Estados Unidos

Gabriel Bortoleto teve uma corrida difícil no GP dos Estados Unidos da Fórmula 1. Neste domingo (19), sem um ritmo verdadeiramente competitivo, o brasileiro terminou apenas na 18ª colocação do pelotão após ultrapassagem em cima de Pierre Gasly na volta final.

Para esta 19ª etapa da temporada 2025, o brasileiro alinhou na 16ª colocação, saindo ao lado de Franco Colapinto, o 15º,  na oitava fila. O pneu escolhido foi o macio, enquanto a grande maioria vai de médio.

Assim como o restante do final de semana, o calor eram quem comandava as coisas no Circuito das Américas. O termômetro marcava 28ºC, enquanto o asfalto já chegava a 44ºC e a umidade estava em 22%.

Luzes apagadas em Austin, Texas, e o brasileiro manteve a 16ª colocação do pelotão, um dos únicos que não subiu ou perdeu colocações no pelotão.

Na abertura da terceira volta, a direção de prova indicou que Bortoleto estava sob investigação por conta de um incidente envolvendo Alexander Albon na curva 12. O titular da Williams caiu para último após a largada.

Neste momento, o titular do carro #5 já vinha na 15ª colocação após ter deixado Colapinto para trás. Gabriel estava agora a 0s407 de Pierre Gasly, o 14º.

Na sétima volta, então, tudo aconteceu. Kimi Antonelli apareceu fora da pista, mas logo retornou para a pista, mas Carlos Sainz ficou parado na área de escape com o pneu furado e nisso, provocou um safety-car virtual.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.
Foto: XPB Images

Bortoleto se aproveitou dessa situação, pois conseguiu ganhar as duas posições dos competidores, subindo para 13º. Nesse momento, a Sauber indicava para o piloto seguir na pista.

Na 15ª volta, então, Bortoleto foi aos boxes para trocar os pneus macios para médio. O pit-stop foi lento de 4s2 e voltou em 19º para a pista e a 12s de Albon, o 18º.

Com 36 voltas ainda restantes até a bandeira quadriculada, o brasileiro ia se aproximando aos poucos do piloto à sua frente, estando agora a 6s6 de Alexander.

A medida que alguns competidores vão fazendo suas voltas, Bortoleto vinha subindo aos poucos na pista. Passando metade da prova, o competidor da Sauber aparecia na 15ª colocação a 1s9 de Colapinto, que estava à sua frente. Em comparação, Nico Hülkenberg era o oitavo.

Gabriel conseguiu subir até 11º, mas logo começou a perder mais uma vez rendimento e viu diversos pilotos o deixando para trás, sendo o 15º com 37 voltas completadas no COTA. Nesse momento, foi aos boxes fazer a segunda parada, voltando em último.

Dez voltas para o final e Gabriel seguia na 19ª, e última, posição na pistam, a 1s para Colapinto, o 18º. Enquanto isso, Hülkenberg estava na zona de pontos.

Na última volta, ainda, Gabriel conseguiu ultrapassar Pierre Gasly e assumiu a 18ª colocação. Na bandeira quadriculada, então, garantiu não ter terminado na última posição do pelotão.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.