A Audi teve um início turbulento nos primeiros testes para a temporada 2026 da Fórmula 1, com algumas paradas inesperadas durante a pré-temporada esta semana em Barcelona. A fabricante alemã fez sua estreia na pista na segunda-feira, com Gabriel Bortoleto ao volante, mas foi limitada a menos de 30 voltas devido a um problema mecânico. Embora a equipe tenha retornado ao circuito na quarta-feira, Nico Hulkenberg sofreu uma nova parada logo no início do seu turno, mas conseguiu completar 68 voltas posteriormente.
James Key, diretor técnico da Audi, deixou claro que o foco da equipe está em garantir a confiabilidade do carro e entender os fundamentos do novo conjunto mecânico antes do fim desse período de ‘shakedown’: “Esse teste é um teste de validação de um carro muito novo para todos, mas particularmente para nós, com uma unidade de potência totalmente nova também. O objetivo principal é a confiabilidade e acertar os fundamentos”, afirmou Key.
Apesar dos problemas técnicos, Key ressaltou que a equipe não está preocupada com os tempos de volta nesse estágio inicial: “Embora tenhamos tido algum atraso, ou até bastante atraso no primeiro dia, por vários motivos, todos eles corrigíveis. Mas é por isso que testamos, para não descobrir esses problemas em Melbourne”, acrescentou.

Em relação ao segundo problema mecânico, que ocorreu na quarta-feira, Key minimizou a situação, classificando-o como um vazamento hidráulico simples: “Foi um pequeno atraso pela manhã devido a um vazamento hidráulico, algo bem básico. À tarde, voltamos para a pista e fizemos muitas voltas, o que representa um passo à frente”, completou.
