F1: Alpine focou em aprendizado e adaptação nos testes em Barcelona

A Alpine concluiu sua primeira semana de testes para a temporada 2026 da Fórmula 1 com um saldo positivo, apesar dos desafios que surgiram com o novo regulamento e a troca de fornecedor de unidade de potência, deixando de utilizar motores próprios (Renault) e passando para os da Mercedes. Em entrevista após o último dia de testes no Circuito de Barcelona-Catalunha, o diretor-geral Steve Nielsen, comentou sobre o desempenho da equipe e os próximos passos no desenvolvimento do carro.

Nielsen destacou que a equipe conseguiu realizar importantes avanços no aprendizado sobre a recuperação de energia, um dos aspectos mais desafiadores desta nova fase da Fórmula 1: “Esta semana foi sobre passar por sistemas e procedimentos, além de nos familiarizarmos com o carro. Não foi só a equipe, mas também os pilotos, que tiveram um papel fundamental nesse processo de adaptação”, afirmou.

Apesar de ter enfrentado algumas dificuldades no início da semana, quando não conseguiram completar tantas voltas quanto planejado, a equipe conseguiu recuperar o tempo perdido e cobriu 764 km no último dia de testes: “Tivemos uma evolução ao longo da semana e conseguimos aprender muito sobre a nova geração de carros. A adaptação aos novos componentes, como a unidade de potência, exige um aprendizado profundo, especialmente no que diz respeito à implementação de energia e recuperação”, acrescentou.

Pierre Gasly (Alpine) - Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Alpine

Esta nova temporada de 2026 apresenta um dos maiores desafios regulatórios da história recente da Fórmula 1, com mudanças significativas tanto na aerodinâmica do carro quanto na unidade de potência. A Alpine está trabalhando intensamente para tirar o máximo proveito das novas regras, mas Nielsen destaca que ainda é cedo para prever um desempenho competitivo real: “Estamos sendo realistas nas nossas expectativas. Não nos empolgamos, pois sabemos que é apenas o começo. O nosso objetivo é ser mais competitivos ao longo da temporada e ter uma recuperação de desempenho sustentável, não apenas no início, mas durante todo o ano”, completou.

Com os testes em Barcelona finalizados, a Alpine agora se prepara para os próximos testes em fevereiro no Bahrein, onde espera avaliar com mais precisão o desempenho da equipe e do novo carro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.