A Lotus Racing confirmou hoje que será conhecida como Team Lotus a partir de 2011, com a equipe chegando a acordo com o anterior proprietário do nome, David Hunt, irmão do piloto James Hunt. A equipe será, assim, sucessora direta da equipe que em 1994 findou a sua participação na Fórmula 1.
Tony Fernandes e o Tune Group, de Kamarudin Meranun, adquiriram os direitos sobre a Team Lotus Ventures Ltd., companhia que era dirigida por David Hunt desde que a equipe terminou a sua participação em 1994, dispondo agora dos direitos sobre a marca da Team Lotus e a sua herança histórica na F1.
“Kamarudin, Nasa e eu estamos absolutamente maravilhados por completarmos este negócio – é difícil expressar o que significa para nós podermos dizer que somos a Team Lotus, um dos nomes mais icônicos nos esportes mundiais, mas temos trabalhado arduamente para tornar este sonho realidade. E hoje passou a ser. O meu obrigado ao David por cuidar da marca Team Lotus e manter a sua integridade. Sentimos que agora podemos honrar o legado que herdamos. Um novo sonho começa hoje – a Team Lotus está de volta”, afirmou Tony Fernandes, proprietário da Lotus Racing e grande mentor deste retorno do Team Lotus.
Por sua vez, David Hunt também se mostrou bastante satisfeito por este retorno do nome Team Lotus à Fórmula 1: “Estou bastante satisfeito por que este dia chegou finalmente. Em janeiro de 1995, quando tive a terrível tarefa de despedir o pessoal do Team Lotus, prometi-lhes, aos fãs e à imprensa que, de alguma forma, um dia voltaríamos à F1 da melhor forma. Não fazíamos ideia das enormes dificuldades que teríamos de suplantar para fazer esta declaração”, explicou.
“A custódia da icônica marca e a sua história passa de mim para as mãos do Tony, Kamarudin e Nasa. Ao deixar esta responsabilidade, estou confiante de que o estou fazendo para uma equipe que tem bons recursos financeiros, energia, visão e empenho a longo termo para dar à Team Lotus a melhor forma de voltar ao topo do grid”, acrescentou.