Por Giovanni Romão
Torcida enlouquecida. Quando uma Ferrari cruza a bandeirada na frente em Monza o cenário é exatamente esse: os torcedores vão a loucura. E assim foi neste domingo, dia 12 de setembro, com a vitória de Fernando Alonso no circuito italiano – sua terceira vitória pela equipe de Maranello. O espanhol teve ao seu lado no pódio o inglês Jenson Button, da McLaren, e o brasileiro Felipe Massa, que foi o terceiro.
Na quarta colocação ficou o alemão Sebastian Vettel, com Nico Rosberg na quinta colocação e Mark Webber em sexto. O sétimo foi Nico Hulkenberg e Robert Kubica ficou com o oitavo posto. Fecharam a zona de pontuação, Michael Schumacher e Rubens Barrichello.
Saiba mais sobre a corrida abaixo:
A primeira volta da prova foi bastante agitada. Alonso não conseguiu uma boa largada e Button foi para cima do espanhol, ganhando a primeira colocação. Na mesma batida, Massa tentou forçar para levar a segunda colocação, mas teve que se defender de Lewis Hamilton e os dois acabaram tocando roda traseira com roda dianteira. Pior para o inglês, que abandonou com a suspensão dianteira quebrada e, para completar, perdeu a liderana do campeonato para Webber.
Dessa forma, a corrida iniciou com Button, Alonso e Massa nas três primeiras colocações. Webber também largou mal, despencando da quarta para nona colocação, atrás de Michael Schumacher. Na terceira volta o australiano ganhou a posição para cima do alemão da Mercedes.
Na volta 21, após perder a posição para Webber, Vettel chamou a equipe pelo rádio e alegou estar enfrentando um problema de motor – curiosamente, ele é um dos pilotos com motor novo nesta etapa. Mais curioso ainda foi que, duas voltas depois, Vettel voltar a ser mais rápido do que Webber. Ficou no ar novamente o cheiro de jogo de equipe – um pouco mais discreto do que os realizados pela Ferrari.
Os primeiros pits começaram na volta 18, apenas com os pilotos das posições intermediárias e do fundo do grid. Os líderes iniciaram suas paradas na volta 38: Button foi o primeiro a entrar. Duas voltas depois, Alonso fez seu pit e conseguiu ganhar a posição do inglês, assumindo a liderança da prova. Massa foi o último dos três a fazer o pit stop – voltando na terceira colocação.
O mais curioso foi a troca de pneus de Vettel, apenas na última volta da corrida. Em quarto, ele voltou na mesma colocação. Com a estratégia, Vettel saltou de oitavo – posição na primeira parte da corrida – para quarto.
Depois das trocas de posições nos boxes, nada mais aconteceu e os pilotos seguiram para a bandeirada final.
A Fórmula 1 volta no dia 24 de setembro com os primeiros treinos livres para o GP de Cingapura – corrida noturna no circuito de rua.
Confira o resultado da corrida:
1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2) Jenson Button (ING/McLaren)
3) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
6) Mark Webber (AUS/Red Bull)
7) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
8) Robert Kubica (POL/Renault)
9) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)
10) Rubens Barrichello (BRA/Williams)
11) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
12) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
13) Vitaly Petrov (RUS/Renault)
14) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)
15) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
16) Adrian Sutil (ALE/Force India)
17) Timo Glock (ALE/Virgin)
18) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
19) Sakon Yamamoto (JAP/HRT)
20) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
OUT) Jarno Trulli (ITA/Lotus)
OUT) Bruno Senna (BRA/HRT)
OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
OUT) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)