Por Giovanni Romão
Um Felipe Massa emocionado no pódio em Interlagos. Lágrimas que caem pela segunda vitória em casa e pelo título perdido na curva final das 71 voltas. Assim foi o encerramento da temporada 2008 da Fórmula 1. O brasileiro da Ferrari vencendo em casa e Lewis Hamilton chegando na posição limite, um quinto lugar, para faturar o título mundial.
Poucos minutos antes da prova, uma forte chuva atingiu o autódromo de Interlagos. O temporal fez com que a largada fosse cancelada, para que as equipes fizessem às alterações necessárias de pneus para um início com pista molhada. Na largada, poucas posição se alteraram, com Heikki Kovalainen mantendo sua quinta colocação para permitir ao companheiro Lewis Hamilton a manutenção do quarto lugar. Ainda no “S” do Senna, David Coulthard, fazendo sua despedida da F1, tocou com Kazuki Nakajima, abandonando a prova e encerrando sua passagem pela maior categoria do automobilismo mundial
Na seqüência da prova a pista foi secando, e os pilotos decidiram antecipar a primeira rodada de pit stop para troca de pneu de pista seca. Na “confusão” de carros no pit, Massa conseguiu manter a dianteira, e Hamilton caiu para sétimo. Terminando nestas condições, Massa levava o título.
A segunda parte da corrida foi tranqüila. Sebastian Vettel, mais leve e em segundo por ter antecipado a parada em uma volta em relação aos outros pilotos, passou a pressionar Massa. O italiano Jarno Trulli cometeu um erro, rodou no S, e deixou de ser problema para o inglês da Mclaren. Hamilton ganhou posições e na quarta colocação estava novamente na condição favorável de título.
A segunda rodada de pit stop foi sem grandes novidades, com as posições mantendo-se inalteradas. Na classificação, Massa liderava, seguido por Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.
Nas voltas finais da prova, nada de decisivo acontecia e Hamilton caminhava tranqüilo para o primeiro título mundial, até restarem oito voltas. A chuva voltou a cair discretamente sobre Interlagos e as equipes tiveram de entrar para trocar os pneus.
O alemão Timo Glock, da Toyota, resolveu não entrar no pit e permaneceu com pneus de pista seca, na quarta colocação. Com isso, Hamilton caiu para quinto, ainda na posição para conquistar o título. No entanto, Vettel vinha muito rápido atrás e faltando três voltas para a bandeirada o alemão ganhou a posição do jovem inglês, jogando Lewis para sexto.
Felipe Massa abriu a última volta na condição de campeão do mundo. Cruzou a linha de chegada campeão do mundo. Viu Alonso cruzar em segundo e Raikkonen na terceira posição; ainda campeão do mundo.
A junção, curva de acesso à reta principal reservava um final decepcionante para Massa. Glock, com pneus secos, não resistiu aos ataques de Vettel e Hamilton e foi ultrapassado na última curva da prova. Em quinto, o inglês da McLaren, depois de Massa já ter vencido o GP, entrou novamente na condição de campeão do mundo.
Com 98 pontos somados, contra 97 de Felipe Massa, Lewis conquista o título de campeão em sua segunda temporada na Fórmula 1. No pódio, Massa teve forças para comemorar a segunda vitória em casa, mas não escondeu a decepção pelo título perdido na última curva do campeonato. Um final digno da maior categoria da velocidade mundial.
Confira o resultado do GP do Brasil:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2) Fernando Alonso (ESP/Renault)
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
5) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
6) Timo Glock (ALE/Toyota)
7) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
8) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
9) Mark Webber (AUS/Red Bull)
10) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
11) Robert Kubica (POL/BMW)
12) Nico Rosberg (ALE/Williams)
13) Jenson Button (ING/Honda)
14) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
15) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
16) Adrian Sutil (ALE/Force India)
17) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
18) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)
OUT) David Coulthard (ESC/Red Bull)