O piloto paranaense Tarso Marques vai disputar uma corrida com carros de Fórmula 1 de dois lugares, no próximo domingo (dia 13 de novembro), em Kyalami, na África do Sul. O convite partiu do australiano Paul Stoddart, que vendeu recentemente a equipe Minardi, quando os dois se encontraram no GP do Brasil, em setembro.
A escuderia da Fórmula 1 construiu esses carros de dois lugares, que são utilizados para ações promocionais e eventos como este, que será beneficente. Os pilotos estarão levando um convidado como carona e o valor pago por essa pessoa será doado a instituições carentes.
Tarso, que esteve correndo na Fórmula 1 até a temporada de 2001, disputou o primeiro evento com esse biposto em 2001, na época, conquistou a pole position. “Larguei na frente e liderei até o carro parar com problemas”, lembrou o brasileiro.
A expectativa para uma prova como esta não poderia ser diferente: “Espero me divertir bastante. Estes eventos são um verdadeiro show e tenho boas recordações da última vez em que participei, porque além da pole, superei o (Fernando) Alonso, que foi o segundo no grid. Poderia ser assim novamente”, brincou o piloto, lembrando que agora o espanhol é o atual campeão da Fórmula 1.
Tarso já esteve no circuito sul-africano, quando corria na Fórmula 3000. “Mas isso foi há 10 anos. Para ser sincero, não sei se o traçado continua igual”, afirmou.
Quanto ao carro, ele explicou suas características: “Eles utilizam o mesmo motor que a Minardi usava há alguns anos (Ford Cosworth) e o carro tem cerca de 25 cm a mais de comprimento no cockpit. As demais dimensões são as mesmas de um Fórmula 1 normal”.
Tarso embarca nessa quarta-feira (dia 9) para a África do Sul e só lá terá conhecimento de quem será o seu carona. “Só espero que seja alguém bem leve, porque faz muita diferença na performance”, finalizou o piloto.
Além do brasileiro, estão confirmados para essa prova o britânico Johnny Herbert, o norte-americano Ryan Hunter-Reay, o italiano Gianni Morbidelli e o belga Bas Leinders.
A prova com os carros de dois lugares acontecerá antes da corrida que marca a abertura da temporada da nova categoria Grand Prix Masters, que visa reunir grandes nomes da Fórmula 1 do passado, como Emerson Fittipaldi, Alain Prost, Nigel Mansell, entre outros.