Pizzonia reclama das ondulações no circuito paulista

O brasileiro Antonio Pizzonia, piloto da equipe BMW Williams F1, foi o 13º mais veloz na segunda sessão de treinos livres para o GP do Brasil de Fórmula 1, antepenúltima etapa da temporada 2005, que está sendo disputado neste final de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP). Pizzonia cravou a marca de 1min13s828, ficando a 1s745 do austríaco Alexander Wurz, piloto de testes da McLaren, o mais rápido também na sessão anterior.

“Tivemos bastante dificuldade para acertar o carro. Está tudo um pouco difícil. Ainda não tem nenhuma área que podemos dizer: aqui está o problema. Temos que trabalhar todo o conjunto, desde a escolha do melhor acerto até os pneus. Teremos uma longa noite de reunião de trabalho pela frente. Existem vários pontos que devem ser melhorados”, afirmou o piloto do carro número oito.

O manauara, que disputa sua terceira corrida nesta temporada, destacou a importância deste primeiro dia de treinos, que considera vital para determinar o resultado da prova. “A corrida começa a partir do momento em que você entra no carro, na sexta-feira. Esses treinos são muito importantes para o acerto e escolha de pneus, que refletirão diretamente no resultado final da prova. Além disso, tudo o que é definido na sexta não pode ser alterado nos próximos dias”, explicou.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas a bordo do modelo FW27, Pizzonia não perdeu o bom humor e na hora das entrevistas para a imprensa, que o aguardava atrás dos boxes, deu preferência para a mídia nacional, ao contrário dos outros pilotos e equipes. Questionado, respondeu que “sou brasileiro, a corrida é na minha terra, tenho o mesmo sangue que eles (os jornalistas brasileiros) e falo a mesma língua. Primeiro o Brasil, depois os outros”, afirmou o manauara, que atendeu aos colegas compatriotas com muita simpatia.

Humor que muda rapidamente ao comentar sobre o traçado do Autódromo José Carlos Pace, que não agradou muito ao Jungle Boy. “A segurança e a visibilidade melhoraram com as reformas feitas. No entanto, a pista continua com a mesma característica de ondulação em todo o seu traçado. É um problema sério que precisa ser resolvido no futuro. É triste vir correr no Brasil e andar chacoalhando o tempo todo, desde a primeira curva”, criticou.

As atividades neste sábado começam cedo, a partir das 9 horas, com o terceiro treino livre. As 10h15 será realizada a quarta sessão, com a classificação marcada para as 14 horas (com transmissão ao vivo pela TV Globo). Existe a possibilidade de chuva e o tempo instável não preocupa o amazonense, que prefere pensar na corrida. “Sobre a teoria de que a corrida é mais importante que o treino classificatório, digo que devemos trabalhar visando a prova, mas nada está definido. Não torço para nada. O tempo não me preocupa se as condições forem iguais para todos. Não tenho preferência, só não gosto quando o clima muda durante a tomada de tempos, em que o fator sorte prevalece. Porém, como já é tradição, em Interlagos tudo pode acontecer”, declarou o piloto da BMW Williams F1.

Pizzonia também foi bastante realista quanto a suas chances na corrida deste domingo, acreditando que não conseguirá repetir a conquista do ano anterior, quando o colombiano Juan Pablo Montoya (agora na McLaren), recebeu a bandeira quadriculada à frente dos concorrentes, na última vitória da equipe Williams. “Tenho que ser bem realista. Esse não é o mesmo carro que ganhou no ano passado. Hoje a equipe vive num outro momento”, destacou.

“A vitória não está em nossa realidade”, continuou o manauara. “Minha perspectiva é pontuar e, se muitos fatores colaborarem, ainda há uma pequena chance de subir ao pódio. Estou aqui para fazer o meu trabalho da melhor maneira possível e ajudar, junto com o Rubinho e o Massa, a dar um pouco de alegria a todo esse povo que já começou a comparecer em Interlagos”, finalizou Pizzonia, que corre neste final de semana com um capacete especial, que tem as mãos da filha Sophia, de nove meses, estampadas na parte de cima, com a frase “Acelera Papai”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.