O brasileiro Danilo Dirani, de 22 anos, é o novo integrante do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe BAR Honda da Fórmula 1. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (dia 19) pela escuderia britânica. Dirani vai se juntar aos outros integrantes do programa: o sul-africano Alan van der Merwe (também anunciado nesta segunda) e os britânicos Adam Carroll e James Rossiter.
Dirani disputa atualmente o Campeonato Inglês de Fórmula 3 e, este ano, já esteve presente em alguns eventos da BAR, especialmente na parte de preparação física.
A iniciativa, liderada pelo brasileiro Gil de Ferran – diretor esportivo – e Jock Clear – engenheiro chefe – visa ajudar o desenvolvimento de novos talentos e que podem beneficiar a equipe no longo prazo. A BAR continuará dando apoio aos pilotos na área técnica, de performance e preparação física.
Com vários títulos no kart, campeão da Formula 3 Sul-americana em 2003 e atualmente em sexto lugar na Fórmula 3 Inglesa, com duas vitórias na temporada, Dirani nasceu em São Paulo e iniciou sua carreira aos 9 anos.
“Estou muito satisfeito por fazer parte do programa de jovens pilotos da equipe BAR Honda. Trabalhar com a equipe este ano proporcionou a mim um suporte valioso, particularmente na parte física e preparação para as corridas. Eu realmente estou feliz com a chance de trabalhar com uma equipe profissional da Fórmula 1 nesse estágio inicial da minha carreira”, declarou Dirani.
Gil de Ferran também comentou sobre os novos pilotos do programa: “Nossa equipe identificou o Alan e o Danilo como dois jovens pilotos com um futuro promissor e resultados expressivos. Depois de observá-los bem de perto durante essa temporada, vimos que nossa confiança no potencial deles foi justificada”.
Dirani chega ao Brasil na próxima quarta-feira (dia 21) e estará acompanhando o GP da Fórmula 1, em Interlagos (SP), durante o final de semana. Ainda este ano, o piloto deve ter sua primeira experiência em um carro de Fórmula 1.