Por Victor D. Berto
O colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, venceu o GP da Itália, mesmo com o pneu traseiro esquerdo muito gasto. O líder do campeonato Fernando Alonso, da Renault, completou a prova na segunda posição, seguido pelo seu companheiro de equipe Giancarlo Fisichella.
O finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Montoya, conseguiu completar a prova na quarta posição, mesmo depois de trocar pneu, rodar e ainda pelo fato de ter largado da 11ª posição.
O brasileiro Antonio Pizzonia, da Williams, em um fim de semana que substituíu Nick Heidfeld, completou a prova na sétima posição. Os brasileiros Felipe Massa, da Sauber, e Rubens Barrichello, da Ferrari, completaram a prova na 9ª e 12ª posições, respectivamente.
Barrichello enfrentou problemas no pneu traseiro esquerdo quando estava à frente de Jenson Button, da BAR, que completou a prova na oitava posição.
O hepta-campeão Michael Schumacher, companheiro de Barrichello, andou a prova inteira atrás do brasileiro, mas foi beneficiado pelo problema enfrentado no pneu. Restando apenas duas voltas, o alemão escapou da pista e acabou perdendo a nona posição para Massa, completando a prova na décima posição.
Na primeira chicane Mark Webber, David Coulthard, Narain Karthikeyan e Christijan Albers se tocaram, mas a prova acabou sendo marcada pela ausência de abandonos.
Confira o resultado do GP da Itália:
1º Juan Pablo Montoya
2º Fernando Alonso
3º Giancarlo Fisichella
4º Kimi Raikkonen
5º Jarno Trulli
6º Ralf Schumacher
7º Antonio Pizzonia
8º Jenson Button
9º Felipe Massa
10º Michael Schumacher
11º Jacques Villeneuve
12º Rubens Barrichello
13º Christian Klien
14º Mark Webber
15º David Coulthard
16º Takuma Sato
17º Tiago Monteiro
18º Robert Doornbos
19º Christijan Albers
20º Narain Karthikeyan