O brasileiro Antonio Pizzonia, piloto de testes da equipe BMW Williams F1, participará de três dias de testes, a partir desta quarta-feira (13/7), no circuito espanhol Jerez de la Frontera, avaliando o novo motor V8 da montadora alemã, cujas especificações correspondem à temporada de 2006 da Fórmula 1. “A idéia é acumular quilometragem no motor”, explica o amazonense. Além da Williams, a Toyota, que possivelmente fornecerá motores para a escuderia inglesa a partir de 2007, também estará na pista avaliando seus novos propulsores de oito cilindros.
Pizzonia passará os três dias testando o novo motor – que só funcionou em dinamômetro na sede da fábrica alemã –, enquanto seu companheiro de equipe, o alemão Nick Heidfeld, piloto titular do time, testará pneus e componentes eletrônicos visando a 12a etapa do Mundial, no próximo dia 24, em Hockenheim, na Alemanha.
O exaustivo trabalho prevê a avaliação do motor nas mais exigentes condições que um carro de Fórmula 1 passa durante um final de semana de corridas. “Precisamos aumentar a experiência com este motor, agora na pista e em diversas situações, como voltas rápidas e fazendo simulações de corrida”, afirmou o piloto de testes da BMW Williams F1, que espera três dias de muito trabalho em Jerez. “Vai ser uma semana bem intensa, deveremos andar muito”, completou Antonio.
A dupla de pilotos da Williams não contará no circuito espanhol com a presença do australiano Mark Webber, que está se recuperando de uma série de queimaduras sofridas ainda no GP da França.