Gil de Ferran é anunciado como diretor-esportivo da BAR

A equipe Lucky Strike BAR Honda divulgou nesta quarta-feira (dia 6 de abril) a contratação do brasileiro Gil de Ferran como seu diretor esportivo para a temporada 2005 da Fórmula 1.

O ex-piloto de 37 anos foi campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2003 e bicampeão da Fórmula Mundial (2000 e 2001). Gil traz para o novo cargo da equipe britânica mais de 20 anos de experiência no automobilismo.

De Ferran começou a competir no Brasil em 1982 e, dez anos mais tarde, foi campeão da Fórmula 3 Inglesa. Em 1995, mudou-se para os Estados Unidos, onde passou a competir com os IndyCars. Foram sete anos na Fórmula Mundial e duas temporadas na IRL IndyCar Series até o anúncio de sua retirada das pistas ao final de 2003. O ex-piloto vem desde então analisando as corridas da IRL para as emissoras de TVs norte-americanas ABC e Espn.

A carreira vitoriosa de Gil no automobilismo irá complementar os 25 anos de experiência automobilística do presidente da equipe Nick Fry e os 16 anos de experiência em design na Fórmula 1 do diretor técnico Geoffrey Willis. Essa combinação dará à BAR Honda uma equipe de gerenciamento que ajusta experiência e energia, com absoluta determinação para vencer.

Nick Fry, presidente da BAR Honda, declarou: “O sucesso do segundo lugar da BAR Honda no campeonato de 2004 é testemunha da forte estrutura operacional da equipe e nossa busca pela excelência na área de engenharia. No entanto, para progredir rumo ao nosso objetivo final de vencer o Mundial de F-1, sabíamos que faltava uma parte que transmitisse a experiência para se chegar à vitória.

“Não há substituto para experiência em corridas e o Gil não vai precisar de uma introdução neste aspecto. Ele tem um talento único, que combina uma carreira de sucesso pilotando carros de corrida com uma forma analítica e metódica de lidar com os assuntos fora do cockpit. Isso ajudou às equipes pelas quais ele correu a conquistar títulos. O momento é o exato para nós permitimos que o Geoff Willis esteja focado na liderança técnica, fazendo o que ele faz de melhor – design e desenvolvimento de um carro de corrida – sem se preocupar com os problemas de pista. Igualmente, meu foco deve ser o fortalecimento da nossa relação com a Honda, promovendo uma geral liderança para a companhia. O que sabemos é que o Gil pode conseguir o melhor para a equipe, os engenheiros e os pilotos oficiais e de testes, acentuando o trabalho de equipe e motivação, usando sua experiência para ajudar a tirar o máximo do carro e desenvolver estratégias de vitória”.

Geoffrey Willis, diretor técnico da BAR Honda, comentou: “Temos muita sorte em poder dar as boas vindas a alguém com o valor do Gil no cargo de diretor esportivo da BAR Honda. Sua história no automobilismo fala por si mesmo, mas sua habilidade em combinar isso como um excelente dirigente e com um alto nível analítico do ‘negócio’ das corridas, será essencial para a equipe.

“Embora eu tenha conhecido o Gil recentemente, eu imediatamente reconheci que suas habilidades em tirar o melhor de uma equipe em um evento era o complemento perfeito para o design e talento existentes na BAR Honda”.

Gil também falou sobre sua nova função: “Este é um enorme e emocionante desafio para mim e, de muitas formas, um passo natural na minha carreira de piloto. Meu interesse no esporte sempre esteve além de pilotar e essa oportunidade era a melhor que eu poderia ter.

“Primeiro, eu conheci o Nick Fry muitos anos atrás, por meio do Jackie Stewart, e começamos a ter sérias conversas sobre a equipe e como eu poderia contribuir no final do ano passado. O talento e potencial da BAR Honda são óbvios e todos conhecem. Então, não é apenas uma grande honra para mim ser convidado para fazer parte de uma organização de tanto prestígio, mas durante nossas conversas ficou claro para mim que eu não teria problemas em me encaixar com todas as pessoas envolvidas.

Durante o ano passado, desde que eu deixei as pistas, eu aprendi muito, incluindo o fato de que eu não vivo sem o automobilismo. Embora eu esteja muito contente com o meu novo cargo, eu deixo meus colegas na ABC e Espn com muita tristeza. Durante o pouco tempo em que trabalhamos juntos um forte e verdadeiro vínculo foi formado”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.