Quartararo desclassificado em Motegi perdendo a vitória

O vencedor da corrida em Motegi, Fabio Quartararo, foi desqualificado do resultado final do GP do Japão da Moto2, depois de se verificar que a sua máquina da Speed Up estava com pressão ilegal no pneu traseiro.

Quartararo triunfou numa corrida tensa com o líder da Moto2, Francesco Bagnaia, numa corrida de 22 voltas no Japão, marcando a sua segunda vitória na temporada.

No entanto, o francês foi mais tarde desclassificado, depois de ter sido descoberto que o pneu traseiro estava com pressão abaixo das recomendadas pelo fornecedor Dunlop.

Um comunicado da FIM dizia: “A 21 de outubro de 2018, durante a corrida da Moto2 do Grande Prêmio do Japão, a sua máquina foi reprovada no Controlo Técnico pós-corrida, na qual a pressão do pneu traseiro era inferior aos parâmetros recomendados pelo Fornecedor Oficial”.

“Isso viola o Artigo 2.5.4.9.1. do Regulamento do Campeonato Mundial da FIM”.

“Você foi convocado para participar de uma audiência com o Painel de Comissários da MotoGP. Você participou da audiência e reconheceu os fatos apresentados”.

“Pelo motivo acima, o Painel de Comissários da MotoGP da FIM, impôs-lhe uma desqualificação da Corrida da Moto2 do Grande Prêmio do Japão.”

Quartararo e a Speed Up, tiveram 30 minutos após o anúncio oficial para apresentar uma apelação, apesar de um post do francês em sua página no Twitter sugerir que nenhuma ação adicional foi tomada pela equipe.

“Desqualificado. A pressão dos pneus foi de 0,02 (psi) mais baixa. Muito feliz com o meu fim de semana. O que não mata te faz mais forte”, dizia o post de Quartararo.

A desqualificação de Quartararo significa que Bagnaia conquistou a vitória, enquanto seu principal rival Miguel Oliveria, subiu para o terceiro lugar nos resultados. Isso coloca Bagnaia com 37 pontos de vantagem na classificação para Phillip Island.