Hamilton e Verstappen mostram em Ímola que F1 vem disputada em 2021

Apenas duas etapas foram disputadas na temporada 2021 da F1, mas é seguro dizer: temos um campeonato. O GP da Emília-Romanha entregou uma grande disputa que teve de tudo um pouco e trouxe a vitória de Max Verstappen, sua 11ª na categoria, com Lewis Hamilton e Lando Norris completando o pódio do dia.

Com isso, o inglês da Mercedes lidera a classificação dos pilotos por apenas um ponto de vantagem para o adversário da Red Bull. O heptacampeão sustenta a diferença mínima pela terceira vez em sua carreira, com a última sendo o GP do Brasil de 2008, quando venceu o título por apenas um tento de vantagem em cima de Felipe Massa.

E não é apenas entre os competidores que as coisas estão bastante equilibradas. Quando se olha para a tabela do Mundial de Construtores, o time alemão soma 60 pontos, apenas sete a mais que a rival de Milton Keynes. A diferença também é minúscula – a menor para a Mercedes desde que assumiu a liderança após o GP da Alemanha de 2018.

Pode parecer cedo para começar a cravar que teremos uma temporada movimentada e que diferente dos outros anos, a Mercedes não vai nadar de braçada. Mas o que foi visto nas duas corridas até o momento – e, por que não, na pré-temporada -, mostrou que, sim, as coisas vão ser mais acirradas.

Max Verstappen (Red Bull) GP da Emília-Romanha F1 2021
Foto: XPB Images

A expectativa de uma disputa entre Hamilton e Verstappen começou a ser construída há alguns meses. Então, na abertura da temporada, os fatos começaram a se concretizar, pois a dupla engajou em uma emocionante disputa que Max apenas não levou a melhor porque Lewis soube usar os polêmicos limites de pista na curva 4 para crescer em cima do adversário e garantir a primeira vitória do ano.

Mas chegou a prova em Ímola e o cenário se inverteu. Enquanto o sete vezes campeão largou da pole-position, o competidor da Red Bull soube fazer a melhor largada para pular de terceiro para primeiro e assumir a liderança. Não bastando isso, Hamilton cometeu um erro na volta 32 e escapou da pista na Tosa e chegou a cair para nono, mas se recuperou para receber a bandeira quadriculada em segundo.

E não são apenas os dois pilotos que estão fazendo a diferença nessa fase inicial do calendário, mas os carros têm grande papel. A equipe chefiada por Christian Horner tem mostrado estar um passo adiante da adversária alemã, extraindo o máximo das pequenas mudanças aerodinâmicas implementadas para 2021. E se a Mercedes conseguiu começar a reverter o problema de instabilidade na traseira do W12, a questão de aquecer pneus ainda é algo que ainda se faz presente.

O calendário neste ano é extenso e ainda restar 21 corridas até o final da temporada. Mas ao menos as duas primeiras disputas já mostraram a tocada que teremos nas próximas etapas entre um piloto que caminha para seu oitavo título contra aquele que quer, finalmente, sagrar-se campeão.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon