Verstappen iguala Barrichello e Massa em número de vitórias na F1

Max Verstappen foi o grande vencedor do GP da Emília-Romanha de F1. No domingo, o holandês deu o bote ainda na largada em Ímola, saltou de terceiro para primeiro e se manteve na ponta até a bandeira quadriculada. Com isso, alcançou sua 11ª vitória na categoria, igualando as marcas de Felipe Massa, Rubens Barrichello e Jacques Villeneuve.

O piloto da Red Bull fez sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial em 2015 pela Toro Rosso. Entretanto, em seu segundo ano no grid, foi promovido para a equipe principal para assumir o lugar do rebaixado Daniil Kvyat. Logo em sua primeira corrida defendendo o time de Milton Keynes, o GP da Espanha de 2016, contou com um acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg para triunfar.

Desde então, Verstappen já correu mais 97 etapas e voltou a subir no degrau mais alto do pódio em dez oportunidades. Portanto, venceu em 11,3% das provas que disputou desde a primeira vez que ganhou. Ainda, demorou apenas 24 largadas até se tornar um vencedor.

Barrichello é outro competidor que está no clube dos 11. O brasileiro fez seu début na F1 em 1993, mas sua primeira vitória veio apenas em 2000, no memorável e molhado GP da Alemanha. O último triunfo foi em Monza, no GP da Itália de 2009 – então, 158 corridas separam a primeira da última vitória. Com isso, venceu 6,9% das etapas neste intervalo.

Massa também já subiu 11 vezes no degrau mais alto do pódio. O primeiro triunfo do brasileiro veio no GP da Turquia de 2006, quatro anos após sua primeira corrida na F1, e ganhou pela última vez no GP do Brasil de 2008, quando foi campeão mundial por 35 segundos. Entre a primeira e a última conquista foram apenas 40 provas e, portanto, tem porcentagem de 27,5% de triunfos.

Por fim, Villeneuve completa o quarteto das 11 vitórias na categoria. Logo em sua primeira temporada, 1996, já subiu quatro vezes no degrau mais alto do pódio, com a primeira aparição sendo no GP da Europa. No ano seguinte, o campeonato de seu único título, viu o último triunfo vir em Nürburgring. Em um intervalo de apenas 27 corridas, tem 40,7% de taxa de sucesso.

Caso Verstappen vença ao menos mais uma corrida na temporada 2021, o holandês iguala as marcas de Mario Andretti, Carlos Reutmann e Alan Jones, todos com 12 vitórias. Do atual grid da F1, apenas outros quatro pilotos estão à frente de Max: Kimi Räikkönen com 21, Fernando Alonso com 32, Sebastian Vettel com 53 e Lewis Hamilton com 96.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon