F1: Verstappen vence o GP da Hungria; Norris e Perez completam o pódio

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Hungria, 11ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizado neste domingo (23) no Hungaroring, em Budapeste. Foi a 44ª vitória da carreira do holandês, a nona este ano.

Com a vitória, a Red Bull alcançou um fato histórico: doze corridas vencidas em sequência, batendo o recorde da McLaren de 1988 – com Ayrton Senna e Alain Prost. Verstappen, pelo seu lado, segue atingindo recordes. Ele é o quinto piloto a conseguir sete vitórias consecutivas na história da F1. Os outros nomes com o marco são Alberto Ascari, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Nico Rosberg.

Verstappen aproveitou uma largada ruim do pole Lewis Hamilton e assumiu a liderança antes mesmo da primeira curva. Hamilton ficou preso atrás do piloto da Red Bull e perdeu mais duas posições, para Lando Norris e Oscar Piastri, a dupla da McLaren.

Piastri largou muito bem e aproveitou o duelo dos campeões para ficar por dentro da Curva 1 e assumir a segunda posição. Norris era o terceiro, mas a McLaren chamou o britânico primeiro aos boxes, possibilitando o undercut. Foi o segundo pódio em sequência para Norris, ambos na segunda posição.

O australiano ainda perdeu a quarta posição para Hamilton nos estágios finais da corrida, depois de uma boa estratégia da Mercedes.

Partindo da nona posição do grid, Sergio Perez fez uma corrida de recuperação para completar os três primeiros.

A Ferrari teve um dia discreto em Budapeste. Charles Leclerc e Carlos Sainz receberam a bandeira quadriculada na P6 e P8, respectivamente. Sainz ganhou quatro posições depois de ser eliminado no Q2 na qualificação. Leclerc foi penalizado em cinco segundos por ultrapassar os limites de velocidade nos boxes e perdeu a sexta posição para George Russell.

Falando no piloto da Mercedes, foi ele quem mais progrediu no grid. Em uma corrida de recuperação impecável, depois de ser eliminado no Q3 e ter que largar na P18, Russell terminou em sétimo, mas faturou a posição de Leclerc para ser o sexto colocado. O britânico ganhou 11 posições ao longo das 70 voltas no Hungaroring para terminar dentro da zona de pontuação.

A Aston Martin nem de longe tem o mesmo desempenho apresentado no começo desta temporada da Fórmula 1. Em um fim de semana apagado, Fernando Alonso e Lance Stroll completaram os 10 primeiros na P9 e P10, respectivamente.

Daniel Ricciardo, em seu retorno à F1 depois de 10 corridas fora, terminou à frente do seu companheiro de equipe na AlphaTauri. Ricciardo ficou fora dos pontos, mas na 13ª posição, enquanto Yuki Tsunoda foi o 16º. Na largada, o australiano caiu para último depois de ficar encaixotado atrás dos Alpines de Pierre Gasly e Esteban Ocon – ambos abandonaram quando Ghuanyu Zhou acertou a traseira de Ocon na primeira curva, empurrando o francês para cima do seu compatriota.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana com o Grande Prêmio da Bélgica, no tradicional circuito de Spa-Francorchamps. A etapa, 12ª da temporada, marca a última antes das férias de verão. Você acompanha todas as informações no F1Mania.net.

Confira o resultado do GP da Hungria de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
6) George Russell (Mercedes)
7) Charles Leclerc (Ferrari)
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
12) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
14) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
15) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
18) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
DNF) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
DNF) Pierre Gasly (Alpine/Renault)