Vitor Baptista volta à Stock Car pela Scuderia Chiarelli

Um dos pilotos que mais conquistou títulos no automobilismo brasileiro nos últimos anos está de volta ao grid da Stock Car Pro Series. Vitor Baptista vai disputar a segunda etapa da temporada 2024 do campeonato, no próximo fim de semana (22 a 24 de março), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Desta forma, o piloto está elegível para a votação do FanPush, que entrega aos competidores com maior percentual de votos acionamentos extras do push-to-pass para usar nas corridas da etapa.

A pista de 3.493 metros, aliás, é especial para Vitor. Foi lá que o paulista, que completará 26 anos na próxima quarta-feira (20 de março), fez sua estreia na Stock Car, em 2019, quando atuou como substituto de Átila Abreu na segunda etapa daquela temporada pela TMG Racing.

As outras três participações de Vitor Baptista na Stock Car aconteceram em Interlagos: na rodada dupla de 2020 e na Corrida de Duplas de 2022, nesta como convidado do irmão mais novo, Felipe Baptista, correndo no Chevrolet Cruze da KTF Sports.

Vitor regressa à Stock Car para dar sequência à carreira nas pistas depois de ter conquistado o título da Stock Series em 2022. O piloto vai correr com o Toyota Corolla #120 da Scuderia Chiarelli, chefiada por Carlos Chiarelli, neste fim de semana, em uma pista que lhe traz grandes lembranças. Em sua jornada pela taça de campeão da divisão de acesso, por exemplo, Baptista gabaritou no Velocitta ao conquistar a pole position e as duas vitórias em jogo.

“Estou muito feliz e muito ansioso com essa etapa. Faz um ano que não sento profissionalmente em um carro, em uma corrida importante, em uma categoria importante. Então, estou feliz demais com a oportunidade, vindo do nosso título de 2022 na Stock Series, e também com a chance dada pela Scuderia Chiarelli para poder correr no Velocitta”, disse.

“É um autódromo que gosto muito, que me identifico demais. Já conquistei várias vitórias, em categorias diferentes. Sou grato demais pela oportunidade e quero aproveitar. Vamos trabalhar forte no pré-corrida, nos relatórios de dados, no simulador, analisar tudo o que precisamos para chegarmos preparados no fim de semana e mostrar nosso talento e dedicação, não só minha, mas de todos os envolvidos nessa jornada: mecânicos, engenheiros e todos os profissionais que participam do nosso dia-a-dia. Vamos pra cima, que possamos ter um fim de semana divertido, mas de muito trabalho. E, quem sabe, não vem um pódio para nós”, concluiu.

A Scuderia Chiarelli tem um histórico recente positivo no Velocitta. Em agosto de 2023, Sergio Jimenez conquistou a terceira colocação na corrida 1 da etapa.

Campeões da Series no grid — A presença de Vitor Baptista no grid da Stock Car no Velocitta reforça o potencial da Stock Series como reveladora de talentos para a principal categoria do automobilismo brasileiro. 14 dos últimos 20 títulos em disputa na Stock Pro foram conquistados por pilotos egressos da divisão de acesso.

Os três últimos campeões da Stock Series estarão em ação em Mogi Guaçu: sensação deste início de temporada com pole position e vitória na corrida principal da etapa de Goiânia, Felipe Baptista (Crown Racing) conquistou a taça de campeão da Series em 2021, um ano antes do irmão Vitor ser coroado com o título da Series.

O paranaense Zezinho Muggiati foi o campeão da categoria de acesso na última temporada e faturou o superprêmio de R$ 2,5 milhões para subir para a Stock Car nesta temporada, correndo com a KTF.

Se for levado em conta todo o histórico de campeões da Series, também estão no grid da Stock Car Cacá Bueno (dono do título da divisão de acesso em 1997), Felipe Fraga (2013), Guilherme Salas (2014) e Gabriel Robe (2017), que faz neste ano sua primeira temporada completa pela Pro Series.

Vitor Baptista
Data de nascimento: 20/03/1998 (25 anos)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Carreira na Stock Car
Estreia: 5 de maio de 2019
Local: Autódromo Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Corridas: 5
Campeão das seguintes categorias: Fórmula 3 Brasil (categoria B) em 2014; da Euroformula Open, em 2015; da Porsche GT3 Cup Brasil (3.8) em 2018 e da Stock Series, em 2022.