Vitor Baptista começa com pé direito e lidera TL1 da Stock Car no Velocitta

Vitor Baptista começou o final de semana da Stock Car no Velocitta com o pé direto. Na primeira sessão de treino livre realizado na manhã desta sexta-feira (22), o competidor foi quem anotou o melhor tempo do pelotão.

Luzes verdes e o primeiro dos dois grupos estava liberado a sair à pista. Obviamente que com a abertura dos boxes, os competidores não demoraram para logo acelerarem e darem as primeiras voltas de instalação da sessão.

Aos poucos os primeiros nomes vinham surgindo na tabela com o rookie Gabriel Robe abrindo as atividades, seguido por outro estreante: Arthur Leist. Gaetano di Mauro, Dudu Barrichello e Lucas Foresti completavam aqueles que já haviam feito ao menos uma volta cronometrada.

Dez minutos já percorridos no treino e quem agora sustentava a melhor marca momentânea era o primogênito de Rubinho. O competidor da Mobil havia feito 1min33s066 e estava apenas 0s064 à frente de Ricardo Zonta, segundo. Entre o ponteiro e o 12º, inclusive, 1s2 separavam os competidores.

Com a aproximação do encerramento do grupo 1 no primeiro treino livre no Velocitta, havia um novo líder na sessão. Felipe Baptista, agora de casa nova na Full Time, vinha como o mais veloz com 1min32s561, tempo feito na quinta de suas nove voltas completadas – entre os pilotos na pista, Dudu era quem mais tinha rodado com 14 giros feitos.

Encerrado o primeiro grupo e como já é de costume na Stock Car, os últimos instantes mudaram o cenário da sessão.. Di Mauro saltou para a ponta e fechou como o mais rápido com 1min32s273, 0s218 mais rápido que Felipe Massa, segundo. Guilherme Salas, Felipe Baptista e Ricardo Maurício completaram o top-5 do grupo 1.

Agora, chegou a vez da segunda leva de pilotos sair à pista. Não demorou para que os motores começassem a contar nas 24 curvas do Velocitta. Rubens Barrichello, o campeão de 2023 da Stock Series Zezinho Mugiatti e Nelsinho Piquet foram alguns dos nomes que logo deixaram os boxes.

De volta ao grid para a etapa única em Mogi Guaçu, Vitor Baptista surpreendeu. Com a Scuderia Chiarelli, o competidor fez a melhor volta ao cravar 1min31s982, bateu o tempo anterior em 0s291 e saltou para a primeira colocação geral. Gabriel Casagrande, atual campeão, vinha em décimo geral e era o segundo melhor colocado do grupo 2.

Com o andamento do treino, poucas coisas mudavam dentro das primeiras colocações. Vitor seguia como o primeiro, enquanto o restante do top-6 era composto por nomes do grupo 1. Então, Mugiatti vinha em sétimo, com Dudu Barrichello Julio Campos e Leist, também do primeiro grupo, fechavam os dez primeiros.

Entre Baptista, o primeiro da tabela, e Lucas Kohl, que aparecia em 28º, o pelotão todo vinha separado por 2s150.

Restando menos de cinco minutos para o encerramento da sessão, Felipe Fraga tratou de melhorar consideravelmente sua volta rápida. O competidor virou em 1min32s010, apenas 0s028 mais lento que Vitor, e se colocou na segunda colocação.

Bandeira quadriculada e Vitor Baptista fechou como o mais rápido do primeiro treino livre da Stock Car no Velocitta. Fraga veio e segundo, com Di Mauro, Rafael Suzuki, que venceu na etapa 1, e Felipe Massa completando as cinco primeiras colocações.