Stock Car no Mineirão deve ser “a maior corrida da história da categoria”, diz CEO da Vicar

A temporada 2024 da Stock Car ainda está apenas na sua segunda etapa, mas uma prova em especial segue dando o que falar desde que foi confirmada no calendário: o GP do Mineirão, previsto para ser disputado no dia 17 de agosto, em Belo Horizonte (MG).

Para Fernando Julianelli, CEO da Stock Car, a prova que será realizada nas cercanias do estádio tem tudo para ser a mais marcante da principal categoria do automobilismo brasileiro.

“O Mineirão será pra gente um divisor de águas, talvez a maior corrida da história da Stock Car nesses 45 anos. Belo Horizonte está nos recebendo de braços abertos, tudo muito bem embasado, com muito cuidado e sem dúvidas será bem bacana”, diz Julianelli.

Átila Abreu, um dos pilotos do grid que mais apoiam a volta dos circuitos de rua, também destacou a importância deste tipo de traçado voltar ao calendário.

“As corridas de rua são clássicas, acho que em todas as categorias do mundo, você tem Mônaco na F1, Macau que é uma corrida emblemática, eu acho que não dá pra uma categoria como a Stock Car não ter. Na Argentina também acontecem corridas de rua, na Austrália, enfim, vários países”, diz Átila, que é piloto da Pole Motorsport.

Átila Abreu
Bruno Terena/RF1

O piloto sorocabano é o maior vencedor da antiga prova de rua em Ribeirão Preto (SP), com triunfos em 2010 e 2011, além de ter conquistados poles no circuito em 2010 e 2013.

“A prova de rua remete a situação de que onde você passa com seu carro no dia a dia, os pilotos logo depois passam acelerando a 250 km/h. Isso traz outra atmosfera e cria outro ambiente, um charme e glamour. E o fato do Mineirão já ter sido palco de corridas de rua lá atrás, eu acho que traz muito incentivo, ainda mais em uma capital tão importante para o Brasil, onde nós normalmente não temos corrida”, completa Átila.

Neste domingo, no Velocitta, a Stock Car realiza a prova 2 da segunda etapa, com largada prevista para 12h30.