Barranco prevê ano de muita luta

Campeão brasileiro de Stock Car Light em 1995, Ariel Barranco está de volta à categoria ao volante do carro 90 da equipe Embratel 21 Motorsport. E bastou o primeiro treino coletivo, realizado nos dias 13 e 14 em Interlagos, para ele chegar a duas certezas: a primeira, que a evolução técnica daquele ano para cá é marcante; a segunda, que a luta pelo título será acirradíssima.

Como é comum acontecer quando se tem um carro inteiramente novo, Ariel passou mais tempo fazendo ajustes e correções do que tentando extrair o rendimento máximo do seu carro. E sentiu que o trabalho de acerto hoje é bem mais exigente e importante do que antes.

“Há 10 anos, os carros que usávamos eram Chevrolet Omega adaptados. Hoje, são verdadeiros protótipos com chassis construídos quase artesanalmente com a finalidade específica de competir. E os motores são usinas de força, também feitos especialmente para corrida, com oito cilindros em V e potência limitada a apenas 350 cavalos, quando podem chegar a mais de 700”, compara ele. “Mudou muito, mas todas mudanças foram para melhor. Para nós, pilotos, o trabalho de regulagem ficou mais difícil, porque o acerto exige mais precisão e temos menos tempo de treino”.

Perguntado sobre os principais adversários em sua luta pelo bicampeonato, o piloto da Embratel 21 Motorsport não hesita. “Na verdade fiquei mais tempo olhando para o meu carro do que para a pista, mas tem três que me vêm à cabeça imediatamente: Alexandre Conill, por sua experiência, é sempre um nome muito forte; Lico Kaesemodel, que conheço do kart de Curitiba e está em uma excelente equipe; o Paulo Salustiano, que é muito veloz e tem um ótimo carro; e meu companheiro na Embratel 21, o Pedro Palhares, que se adaptou facilmente e andou muito bem. Mas na primeira corrida, no dia 1º de maio em Interlagos, essa lista deve crescer bem mais”, encerrou o piloto do Paraná.