Stock Car: Felipe Baptista faz valer pole position e vence em Goiânia

Felipe Baptista venceu neste domingo (3) a primeira etapa da temporada 2024 da Stock Car, disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Largando da pole position, o piloto da Texaco/Crown Racing manteve a ponta por praticamente toda a disputa, exceção feita ao momento em que os pilotos foram aos boxes, e garantiu o triunfo em uma corrida que teve 50 minutos de duração.

A segunda colocação ficou com Felipe Massa, piloto da Lubrax/TMG que não conseguiu acompanhar o ritmo de Baptista ao longo da corrida. O pódio foi completado por Gabriel Casagrande, piloto da A Mattheis Vogel. Lucas Foresti, da A Mattheis Vogel, e Rubens Barrichello, da Mobil ALE/Full Time, completaram o top-5.

Julio Campos, da Lubrax/Pole Motorsport, foi o sexto, terminando logo à frente de Nelson Piquet Jr., sétimo com a Cavaleiro. Bruno Baptista, da RCM, Átila Abreu, da Pole Motorsport, e Dudu Barrichello, com um carro da Mobil ALE/Full Time, completaram a lista dos dez melhores da prova.

A próxima etapa da Stock Car será disputada entre os dias 22 e 24 de março no Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP).

Confira como foi a corrida

A prova principal da Stock Car em Goiânia começou com Felipe Baptista mantendo a primeira colocação, seguido por Felipe Massa e Ricardo Maurício. No pelotão de trás, Felipe Fraga viu uma das rodas de seu carro se soltar, e se dirigiu lentamente aos boxes, abandonando a disputa. Na terceira volta, uma disputa no pelotão intermediário teve Nelson Piquet Jr. levando a melhor sobre Rubens Barrichello.

No quarto volta giro, um lance entre Felipe Fraga e Gianluca Petecof passou a ser investigado pela direção de prova. Felipe Massa, por sua vez, via Felipe Baptista abrir vantagem na liderança, além de ter Ricardo Maurício e Daniel Serra próximos. Dois giros depois, Gabriel Casagrande entrou no top-5 da prova ao superar Lucas Foresti, seu companheiro de equipe. Gaetano di Mauro, por outro lado, abandonou a prova com problemas em seu carro.

O Safety Car foi para a pista por conta do problema no carro de Di Mauro na sétima volta, o que impediu a abertura da janela de paradas nos boxes. A relargada veio na volta 11 com Felipe Baptista abrindo uma pequena vantagem sobre Massa. Pouco depois, os boxes foram abertos e Thiago Camilo atropelou um item inflável colocado na saída dos boxes e viu a peça danificar sua asa traseira, além de ficar com o pedaço de lona enroscado em seu veículo.

Massa também aproveitou para ir aos boxes na 13ª volta, enquanto Felipe Baptista marcou a melhor volta da corrida na 15ª volta, mesmo momento em que Gabriel Casagrande fez sua troca de pneus. O líder da prova entrou nos boxes na passagem seguinte, cedendo a ponta à Ricardo Maurício, mas retornando à frente de Massa. Na 16ª volta, finalmente o pedaço de lona se soltou do carro de Camilo, que seguiu na pista.

Zezinho Muggiati e Nelsinho Piquet passaram a ser investigados por uso indevido do push to pass. Daniel Serra deixou a disputa após uma das rodas do carro número 29 se soltar após a parada nos boxes. Algumas voltas depois, foi a vez de Ricardo Maurício, companheiro de Serra, também perder uma das rodas de seu carro. Após todos os pilotos completarem a parada, Felipe Baptista seguia na liderança, logo à frente de Felipe Massa e Gabriel Casagrande.

A corrida entrou nos 15 minutos finais com o piloto da Texaco/Crown, líder da prova, mantendo pouco mais de três segundos de frente para Massa, mas passou a ver o ex-F1 descontar a diferença. Um pouco mais atrás, Foresti, Bruno Baptista e Rubens Barrichello batalhavam pelo quarto lugar. Átila Abreu, por sua vez, passou por Allam Khodair e tomou a nona posição.

Felipe Baptista voltou a abrir vantagem sobre Massa, e alcançou os quatro segundos de frente no 25º giro. Barrichello, por sua vez, passou a brigar com Foresti pelo quarto lugar da prova. Já Átila Abreu passou a pressionar Dudu Barrichello, tomando a nona posição na volta 30 da corrida.

A prova se encaminhou para o final com Felipe Baptista mais de cinco segundos à frente de Massa, garantindo a vitória. O ex-F1 e Casagrande completaram o pódio.