Daniel Serra vai largar da pole-position da corrida principal da Stock Car no Velocitta. Na classificação realizada na manhã deste sábado (23), o titular da Eurofarma fez o melhor tempo do pelotão para sair na frente na prova do domingo – Allam Khodair larga na ponta da Sprint desta tarde.
Para a tomada de tempos, o tempo estava bastante encoberto em Mogi Guaçu e uma leve chuva caía no circuito. Durante os treinos da sexta-feira, os pilotos também enfrentaram condições adversas de bastante água e asfalto molhado durante as sessões.
Para a temporada 2024, vale lembrar que o formato do final de semana mudou. Na classificação, o Q1 são dois grupos de 16 carros onde avançam os dez melhores de cada. Depois, na fase seguinte, os 20 nomes brigam para se colocar no top-8 e, então, no Q3, esses oito mais rápidos brigam pela pole.
Na definição dos grids, a melhor volta de cada piloto definem as colocações da largada da corrida de domingo, a principal da etapa. Para a Sprint do sábado, invertem as 12 primeiras posições.
Q1
Luzes apagadas e boxes abertos no Velocitta. O grupo 1 logo deixou as garagens e foram para a pista para darem as primeiras voltas rápidas – Ricardo Zonta, aniversariante do dia, Vitor Baptista, Allam Khodair eram nomes que estavam no traçado.
O asfalto ainda não estava molhado, mas também não estava seco e, portanto, com condições complicadas. Restando pouco menos de 3 minutos para o encerramento, a ordem estava com Gabriel Robe em primeiro, seguido por Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Bruno Baptissta e Átila Abreu.
Mas a medida que os pilotos vinham fazendo trilhos na pista, os tempos vinham também despencando e as posições na tabela mudando. Gaetano di Mauro puxava os competidores, mas logo foi superado com Camilo, que cravou 1min37s904.
Provisoriamente, os quatro pilotos que eram limados ainda neste Q1 eram Robe, Khodair, Arthur Leist e Zonta.
Na bandeira quadriculada, as coisas vinham mudando freneticamente na parte de cima da tabela. Felipe Baptista vinha como o mais rápido com 1min35s675, primeiro a entrar na casa de 1min35s. Depois, Leist voou e se colocou em segundo, ficando a apenas 0s078, até que Camilo empurrou todos para baixo ao fazer 1min35s111.
Com o encerramento, Guilherme Salas, Gaetano di Mauro, Vitor Baptista e Robe ficaram pelo caminho.
Chegou a vez agora da segunda leva de pilotos para o Q1. Quando deixaram os boxes, não puderam aproveitar muito os trilhos secos deixados pelos antecessores por conta de a chuva ter apertado no circuito do Velocitta.
Para este momento, o termômetro marcava 21ºC e o vento soprava a 13 km/h. Enquanto isso, a média de temperatura do asfalto era de 26ºC.
No grupo 2, os pilotos estavam deslizando bastante porque calçavam pneus de pista seca, slick. Nelsinho Piquet foi o primeiro a se colocar na primeira posição da tabela com 1min36s596, seguido por Cacá Bueno, o estreante Zezinho Muggiati, Gianluca Petecof e Lucas Kohl fechando o top-5.
A volta perfeita era de 1min31s707, com Cesar Ramos sustentando o melhor primeiro setor, enquanto Felipe Fraga vinha com os melhores segundo e terceiro setores do circuito.
Aproximando do final, Daniel Serra vinha na primeira colocação da tabela, mas como já é de costume na Stock Car, as coisas iriam movimentar bastante assim que a bandeira quadriculada tremulou na pista de Mogi Guaçu.
Fraga fechou como o mais rápido com 1min31s748, seguido por Ramos, Dudu Barrichello, Enzo Elias e Serrinha se colocando como os cinco mais velozes. Enquanto isso, Muggiati, Lucas Foresti, Nelsinho Piquet e Kohl foram eliminados no Q1.
Q2
Agora, os 20 pilotos mais rápidos, dez de cada grupo, iriam juntos ao traçado para tentarem se colocar entre os oito mais velozes e avançarem ao Q3, última fase da classificação.
Liberado os boxes e Khodair foi quem abriu a fila para a pista, com Dudu Barrichello vindo logo na sequência e tentando aproveitar o vácuo do adversário da Blau. Não por muito tempo, porque logo Allam abriu para o titular da Mobil.
Com 1min31s300, o primogênito do bicampeão Rubens era o mais rápido do momento. Petecof se colocou no segundo posto a mais de 0s5 mais lento que o ponteiro, mas logo as coisas iriam mudar.
Os pilotos completavam apenas a primeira volta e a previsão era de muita mudança, mas Serra era o primeiro com 1min31s045, seguido por Felipe Baptista a apenas 0s042 do ponteiro, Maurício, Dudu e Gabriel Casagrande fechando os cinco mais velozes com menos de 3 minutos para o encerramento.
Neste ponto, os oito pilotos que vinham avançando para o Q3 eram Serra, Felipe Baptista, Maurício, Rubens Barrichello, Leist, Bruno Baptista, Dudu Barrichello e Fraga.
Na Stock Car, tudo é sempre bastante apertado. Entre o primeiro, Felipe, e Julio Campos, o 20º, os competidores estavam separados por 1s7. Enquanto isso, entre Felipe Massa, nono, e Rafael Suzuki, oitavo, era de apenas 0s020.
A volta perfeita era de 1min30s502, com Bruno Baptista tendo o melhor primeiro setor e Felipe Baptista sendo o mais veloz nos dois demais setores.
Bnadeira quadriculada e os oito nomes que conseguiram passar para o Q3 eram Felipe Baptista, Serra, Maurício, Rubinho, Zonta, Leist, Bruno Baptista e Suzuki. Enquanto isso, Khodair foi o 12º e, com isso, sai da pole da corrida Sprint de mais tarde.
Q3
Chegou o momento da última fase da classificação. Os oito pilotos já estavam na pista para aproveitar todos os minutos para darem suas voltas rápidas e brigarem pela pole-position.
Felipe Baptista foi o primeiro a fechar uma volta rápida no Velocitta, mas com 1min31s586, Barrichello se colocou na ponta. Vale lembrar que no Q2, os competidores estavam andando já na casa de 1min30s.
Voltas sendo completadas em Mogi Guaçu e Serrinha conseguiu bater Rubinho para se colocar na primeira posição e na pole provisória com 1min31s288. Felipe, Maurício, Barrichello e Suzuki vinham no top-5.
Bandeira quadriculada e sem surpresas, Daniel Serra é quem sai na frente na corrida principal da etapa da Stock Car no Velocitta. Felipe Baptista, Maurício, Barrichello, Suzuki, Zonta, Leist e Bruno Baptista completam as quatro primeiras filas de largada.