Serra abre fim de semana de Stock Car na frente no Velocitta

Daniel Serra chega neste fim de semana à marca de 300 corridas disputadas na Stock Car Pro Series. E o tricampeão começou muito bem sua jornada no Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. A bordo do Chevrolet Cruze #29 da Eurofarma RC, o paulista de 40 anos foi o mais rápido desta sexta-feira (22) de treinos livres, tendo alcançado 1min30s863 na sua melhor volta.

Serrinha foi o primeiro colocado do segundo treino livre, disputado no período da tarde, quando os melhores tempos foram aferidos. Dudu Barrichello (Mobil Ale) foi o segundo na tabela de tempos, que teve Cesar Ramos (Ipiranga Racing) fechando o top-3. No treino livre 1, realizado pela manhã, o destaque ficou com Vitor Baptista, que volta à categoria neste fim de semana como piloto da Scuderia Chiarelli. O paulista de 26 anos recém-completados foi o mais rápido com o Toyota Corolla #120.

Quanto a Daniel Serra, o piloto ostenta retrospecto positivo no Velocitta, onde é um dos recordistas de pódios, com oito presenças entre os três primeiros. O tricampeão triunfou na pista interiorana em outubro do ano passado, na então última visita da Stock Car a Mogi Guaçu. Um cenário perfeito para o tricampeão dar a volta por cima depois de uma complicada abertura de temporada há três semanas, em Goiânia, de onde saiu sem pontuar.

Vitor volta e voa —Vitor Baptista começou seu fim de semana de regresso à Stock Car de forma muito especial. Novidade para o fim de semana, o paulista de 26 anos completados na última quarta-feira foi o grande nome da sessão que abriu os trabalhos de pista para a etapa do Velocitta, segunda do campeonato. No fim da manhã, Vitor cravou 1min31s982.

A última vez que Vitor Baptista correu na Stock Car foi como convidado do irmão Felipe Baptista na Corrida de Duplas de 2022, no ano em que se consagrou como campeão da Stock Series. A marca do piloto foi ainda mais impressionante: apenas o paulista andou abaixo de 1min32s em uma manhã abafada e nublada no interior paulista. “Com todas as mudanças que tivemos desde a última vez que andei em um Stock Car, em 2022, diria que é um carro novo para aprender. E essa adaptação inicial foi bem rápida e positiva, com a equipe entregando um ajuste muito perto do que é o ideal. Vamos estudar bastante, fazer nosso dever de casa amanhã cedo na classificação e conseguir encaixar a melhor volta para o fim de semana”, declarou Vitor.

Primeiro vencedor do ano na Stock Car, Rafael Suzuki cravou 1min32s002 como sua volta mais rápida, já com a bandeira quadriculada. O piloto da TMG Racing deixou para trás outro nome que desponta como força do fim de semana. Pole position e Man of the Race da última etapa disputada pela Stock Car no Velocitta, em outubro de 2023, Felipe Fraga (Blau Motorsport) foi o terceiro mais rápido do treino, a apenas 0s008 do tempo de Suzuki.

Olho nele — Foi de Dudu Barrichello a volta mais rápida da primeira parte do segundo treino livre. O jovem da Mobil Ale cravou 1min30s999 e não escondeu a satisfação com o trabalho bem feito. “É uma pista que gosto demais. Minha equipe faz um trabalho fenomenal, e o mínimo que posso fazer é uma volta bem encaixadinha. Estou muito feliz, mas sei também que tenho muito para melhorar, evoluir e analisar. Sabemos bem como é aqui na Stock Car: você vai do céu ao inferno em dois minutos. Então é analisar todos os dados hoje e melhorar amanhã”, disse.

O concorrente mais próximo de Dudu no grupo 1 foi Cesar Ramos, que completou 1-2 da Toyota. O gaúcho ficou a 0s103 do tempo do filho mais velho de Rubens Barrichello, enquanto Felipe Massa (TMG Racing) foi o terceiro melhor colocado. Julio Campos (Pole Motorsport) virou a quarta volta mais rápida para o primeiro grupo, enquanto Guilherme Salas (KTF) concluiu a relação dos cinco primeiros depois de deixar para trás Ricardo Zonta, o maior vencedor da Stock Car no Velocitta, ao lado de Thiago Camilo.

A liderança de Dudu Barrichello permaneceu até os minutos finais do treino, quando os pilotos do segundo grupo iniciaram as voltas em ritmo de classificação. Foi neste período que Daniel Serra registrou 1min30s863, o melhor tempo da sexta-feira no Velocitta. Logo depois, o acionamento da bandeira vermelha impediu a evolução dos demais tempos na reta final da atividade.

“O carro se comportou bem hoje. Não dá para saber se terminaríamos com a melhor volta se não houvesse a bandeira vermelha, mas é um bom começo. Precisamos trabalhar mais em uma ou outra coisinha no carro, mas é sempre melhor começar assim do que mais atrás”, afirmou o líder do dia.

Fim de semana de velocidade — Em jornada que também traz a etapa de abertura da temporada 2024 do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA, o sábado de Stock Car tem na programação a sessão classificatória, a partir de 10h, a visitação aos boxes, às 13h50, e a corrida sprint, com largada marcada para 15h30. O domingo completa a programação com a visitação aos boxes, às 10h30, e a largada da prova principal, prevista para 12h30.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura