Relembre as cinco passagens da Stock Car pela Argentina

A Stock Car realiza neste final de semana a nona etapa da temporada 2023. A rodada dupla vai ser em meio a muita festa, afinal, marca o retorno da categoria brasileira por Buenos Aires, Argentina, país que já sediou cinco provas em quatro anos no passado.

O palco escolhido pelo certame nacional foi o Autódromo Oscar y Juan Galvéz. Inaugurado em 1952, já recebeu a F1 no passado entre as temporadas de 1953 e 1998, tendo grandes nomes subindo ao degrau mais alto do pódio – dois deles, brasileiros: Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Já a Stock Car disputou pela primeira vez na pista argentina no ano de 2005. Na época, quem largou da pole-position da décima etapa do campeonato foi Christian Fittipaldi e o grande vencedor da disputa inaugural em terras hermanas foi Giuliano Losacco a bordo de um Chevrolet Astra.

Enquanto isso, em 2006, foi a vez de Ingo Hoffmann garantir o triunfo em Buenos Aires e com a volta mais rápida da corrida com 54s003. Naquele ano, quem largou da posição de honra do pelotão foi Felipe Maluhy.

Agora, a temporada era 2007 e a Stock Car realizava pela terceira vez consecutiva uma prova internacional. Aquela seria a nona parada do calendário e após pole de Pedro Gomes, foi Cacá Bueno quem garantiu o degrau mais alto do pódio.

A principal categoria brasileira só foi voltar ao Autódromo Oscar y Juan Galvéz dez anos mais tarde, em 2017. Já em formato de rodada dupla, Daniel Serra saiu em primeiro, com Felipe Fraga vencendo a corrida 1 e Rubens Barrichello triunfando na segunda prova, sendo o vencedor mais recente.