Rafael Suzuki domina e vence corrida Sprint da Stock Car em Goiânia

Rafael Suzuki venceu neste sábado (2) a primeira corrida da etapa de abertura da temporada 2024 da Stock Car, disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Largando da primeira posição por conta da inversão dos 12 melhores da classificação realizada horas antes, o piloto da TMG Racing segurou a liderança nas voltas iniciais e, exceção ao momento em que foi aos boxes, não foi ameaçado, garantindo o primeiro lugar.

A segunda posição ficou com Julio Campos, piloto da Pole Motorsport que tentou, sem sucesso, uma aproximação nas voltas finais. O pódio ainda contou com Thiago Camilo, terceiro colocado com um carro da Ipiranga Racing. Bruno Baptista, da RCM, foi o quarto, seguido por Gabriel Casagrande, atual campeão e piloto da A Mattheis Vogel.

Ricardo Zonta, piloto que defende a Shell/RCM, completou a prova com a sexta colocação, sendo seguido por Zezinho Muggiati, sétimo com a KTF após brigar pela liderança nas voltas iniciais. Lucas Foresti, da A Mattheis Vogel, cruzou a linha de chegada em oitavo, enquanto Ricardo Maurício foi o nono com a Eurofarma RC. Guilherme Salas, da KTF, completou o top-10.

A corrida principal da etapa de abertura da Stock Car será disputada neste domingo, a partir de meio-dia.

Confira como foi a corrida

A corrida Sprint da Stock Car em Goiânia começou com Rafael Suzuki mantendo a primeira colocação mesmo sendo pressionado por Zezinho Muggiati. No pelotão de trás, Allam Khodair, Cacá Bueno e Átila Abreu se envolveram em um enrosco, com os dois primeiros rodando e perdendo posições. Outro que teve problemas foi Daniel Serra, que teve seu carro avariado após uma rodada de Felipe Baptista em que não conseguiu desviar do piloto da Texaco/Crown.

Muggiati passou a atacar Suzuki pela primeira colocação, enquanto Thiago Camilo, em terceiro, acompanhava os dois com alguma distância. Com quatro voltas, Serra deixou a disputa. Dois giros depois, a direção de prova anunciou investigação no incidente entre Átila Abreu, Allam Khodair e Cacá Bueno. No pelotão de trás, Gabriel Robe superou Gianluca Petecof, tomando o 19º lugar da corrida.

Suzuki abriu vantagem em relação a Muggiati, que passou a ser pressionado por Camilo. Um pouco mais atrás, Lucas Foresti segurava Ricardo Zonta, que trazia consigo Gabriel Casagrande para brigar pelo sexto lugar. A janela de paradas nos boxes se abriu na sétima volta, mesmo instante em que a corrida alcançou dez minutos. Os primeiros a partirem para o pit stop foram Suzuki, Camilo e Foresti. Khodair e Felipe Baptista bateram no pit pouco depois.

Com Muggiati na liderança, Casagrande entrou nos boxes na nona volta de corrida, no mesmo momento em que uma nuvem de chuva passou a se aproximar do autódromo goianiense vinda pelo miolo do circuito. Zonta foi mais um a fazer a parada, este na 11ª volta de corrida. Muggiati, por sua vez, trocou pneu na passagem seguinte. Enzo Elias e Nelson Piquet Jr. pararam nos boxes na volta 13.

Átila Abreu foi punido com uma passagem pelos boxes pelo lance com Cacá Bueno na volta inicial. Outro punido foi Gabriel Robe, que tomou cinco segundos por um incidente com Petecof. Rubens Barrichello, ainda sem fazer a parada nos boxes, liderava, seguido por Cesar Ramos e Felipe Massa. O piloto da Mobil ALE/Full Time, porém, entrou nos pits na 15ª volta, enquanto Massa rodou na pista.

Allam Khodair foi penalizado com uma passagem pelos boxes pelo incidente com Felipe Baptista. Após o complemento da janela de paradas, Suzuki retomou a liderança, seguido por Campos, Camilo, Bruno Baptista e Casagrande. A corrida entrou nos últimos cinco minutos com Suzuki com uma vantagem pequena, mas confortável em relação aos rivais.

Suzuki entrou na volta final com uma frente de 2,5 segundos em relação a Campos, e seguiu para vencer a prova. Campos e Camilo completaram o pódio.