Pela Viseira do Beto Monteiro: Diferenças entre Stock Car e Copa Truck

Olá, pessoal do F1Mania! Neste final de semana, a Stock Car terá sua segunda etapa da temporada 2021 sendo disputada em Interlagos (SP) e esse será também meu segundo final de semana de corridas com a Universal Crown Racing, equipe pela qual fiz minha estreia na categoria em Goiânia.

Correr na Stock Car é um desafio muito legal na minha carreira. Após anos de títulos na Truck, me sinto renovado de poder disputar corridas em um lugar tão incrível quanto a Stock, onde os tempos sempre são muito próximos e tudo é muito competitivo. No entanto, é claro que estou em um processo de me adaptar às diferenças de um carro de Stock e um caminhão da Truck.

São dois veículos bem potentes. O caminhão impressiona pela velocidade que chega no final da reta, é um caminhão que tem 4500 quilos contra 1300 quilos do Stock Car e chega quase até a mesma velocidade, ou até mais, no final da reta. Mas a velocidade de curva é bem mais lenta, tem que frear bem mais cedo, então tem uma característica na forma de guiar bem grande.

Então realmente é uma mudança bastante grande, mas depois que você pega tudo isso, acaba virando carro de corrida. Uma hora sai de frente, outra sai de traseira. Então as soluções para os problemas, tanto num caminhão muito grande e pesado quanto no Stock Car, acabam sendo parecidas – mesmo sendo veículos com características diferentes.

Além disso, no desenvolvimento dos veículos de competição, são categorias bem diferentes, já que a Stock Car tem os carros muito mais parecidos- com chassi igual, o amortecedor igual, é o câmbio igual e o motor igual. Há uma diferença de motor entre Chevrolet e Toyota, que são as duas montadoras do grid, mas são equivalentes.

Na Truck, por outro lado e com as devidas proporções, é quase como uma Fórmula 1: cada equipe constrói artesanalmente o seu caminhão. Usando peças de caminhão, compostos de caminhão, mas cada um faz o seu desenvolvimento. Constrói com motor, câmbio, eixo, tudo diferente – além de haver uma sintonia entre montadoras e fabricantes para levar muita coisa para os caminhões de rua.

Então isso é muito bacana na categoria, coisa que na Stock Car vai para um lado mais de competição. As coisas são muito iguais, as diferenças de tempo são muito pequenas, então é muito pro lado competitivo.

Lógico que tem um nível aqui de pilotos que é impressionante a qualidade e a quantidade, mas a Truck tem sua magia pelo fato de você trabalhar, desenvolver, a equipe construir seu caminhão – e de certa forma a gente tem uma competitividade e equilíbrio.

Por fim, estou muito empolgado para o restante da temporada. Será a primeira vez que farei a temporada completa da Stock Car e da Copa Truck simultaneamente, então acredito que será um ano de muito desenvolvimento pessoal meu como piloto também. Também agradeço muito ao apoio de sempre do Grupo Universal Automotive Systems. Vamos com tudo para vencer agora em Interlagos, que terá uma rodada dupla na Stock neste final de semana.

 

O “Pela Viseira” é uma série do F1Mania.net em que um time de nove pilotos (Enzo Fittipaldi, Pietro Fittipaldi, Felipe Drugovich, Cacá Bueno, Bruna Tomaselli, Felipe Giaffone, Nelsinho Piquet, Caio Collet e Beto Monteiro) conta de terça, quarta e quinta-feira a sua visão das pistas, vida e carreira.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon