Massa assume ponta após abandono de Khodair e vence Sprint da Stock Car no Velocitta

Felipe Massa garantiu a vitória da primeira corrida do final de semana da Stock Car no Velocitta. Na nublada tarde deste sábado (23), o piloto viu Allam Khodair para assumir a primeira colocação nas voltas finais e triunfar na prova Sprint.

Os pilotos voltaram à pista para a corrida Sprint. Após a classificação da parte da manhã em Mogi Guaçu, quem alinhou na ponta foi Allam Khodair por conta do grid invertido – para a corrida principal, vai sair da 12ª colocação do pelotão.

Para esta prova, mais curta, os competidores teriam 30 minutos + 1 volta de duração. Esse é o novo formato aplicado a partir da temporada 2024, que vai contar com a Sprint no sábado e a prova principal no domingo.

Durante o final de semana todo, os pilotos estão lidando com condições complicadas no interior de São Paulo. Já alinhados no grid, foi possível ver que a chuva começou a dar as caras com uma leve garoa, enquanto o termômetro marcava 21ºC.

Apesar de a precipitação cair no Velocitta, não era forte o suficiente para molhar o asfalto e ser necessário o pneu de condições molhadas. Portanto, a largada atrasou ligeiramente, mas nada que impactasse demais.

Volta de apresentação feita, luzes apagadas e largada autorizada no autódromo do interior. Khodair conseguiu manter a primeira colocação, enquanto Dudu Barrichello começou a fazer pressão em cima de Felipe Massa para assumir a terceira colocação – Felipe Fraga vinha em segundo.

Em uma largada conservadora e grandes ataques, os competidores evitaram acidentes. Na abertura da volta 2, a ordem era Khodair em primeiro, seguido por Fraga, Massa, Dudu Barrichello, Bruno Baptista, Arthur Leist, Rafael Suzuki, Ricardo Zonta, Felipe Baptista e Ricardo Maurício completando o top-10. Nisso, Gianluca Petecof recolheu e foi o primeiro abandono.

Com as condições complicando, Allam chegou a derrapar e viu Fraga atacá-lo, mas conseguiu se manter na primeira colocação e fechar a porta.

Dudu Barrichello, então, sofreu uma escapada da pista e despencou no pelotão. O titular da Mobil perdeu ritmo e de quarto, caiu para a 14ª colocação, perdendo cada vez mais terreno, indo aos boxes na sequência.

Neste momento, com quatro voltas feitas, Fraga estava com a melhor volta da corrida com 1min32s916 e vinha tentando tirar o atraso para o companheiro ponteiro. Massa acompanhava de perto a briga interna da Blau Motorsport.

Volta número 7 e a ordem estava com Khodair ainda na ponta a 0s9 do restante do pelotão. Fraga, Massa, Bruno Baptista, Zonta, Suzuki, Rubens Barrichello, Ricardo Maurício e Felipe Baptista fechando as dez primeiras posições.

Na abertura da oitava volta, os boxes abriram e uma série de pilotos aproveitou para fazer a parada. Alguns exemplos foram Thiago Camilo e Julio Campos, enquanto os ponteiros optaram por se manter no traçado.

Grande parte do pelotão já havia feito a visita aos boxes, com exceção do top-7 – Khodair, Fraga, Massa, Bruno, Leist, Maurício e Daniel Serra. Aos que pararam, todos optaram por trocar o pneu traseiro esquerdo.

Quando Rubens Barrichello vinha brigando contra Felipe Baptista, tocou com o adversário e acabou com a suspensão esquerda traseira danificada e rodou, indo aos boxes. Na sequência, a direção de prova apontou investigação do incidente.

Então, com menos de dez minutos para o encerramento da corrida, Zezinho Muggiati foi o primeiro a ir à barra de pneus nesta tarde. O piloto atravessou a pista e bateu na entrada dos boxes justamente no mesmo momento que Khodair foi fazer seu pit-stop, restando apenas Fraga sem parar.

Felipe teve um grande prejuízo quando deixou os boxes. Sustentando a segunda colocação durante grande parte da prova, quando retornou ao traçado perdeu duas colocações, voltando em quarto e, na sequência, foi a vez de Allam ter problemas e despencar no pelotão, abandonando na sequência.

Quem se aproveitou da situação foi Felipe Massa, que assumiu a primeira colocação do pelotão na volta 16 e com menos de cinco minutos para o encerramento da corrida. Zonta e Fraga estavam completando o pódio do momento.

tudo indicava que o encerramento da disputa seria emocionante, já que Zonta virava mais rápido que Massa, tirando 0s3 do ponteiro na última volta. Enquanto isso, Fraga pode se aproveitar da briga da dupla da frente.

Últimas curvas completadas, Felipe conseguiu se colocar na primeira colocação e, assim, garantiu a vitória da corrida Sprint da Stock Car no Velocitta. Zonta, aniversariante do dia, cruzou a linha de chegada na segunda colocação, com Fraga completando o pódio do dia.