Gomes mostra rápida adaptação e crava pole em Interlagos no retorno à Stock Car

Marcos Gomes é quem larga da pole position na terceira etapa da Stock Car na temporada 2024. Na classificação feita na ensolarada manhã deste sábado (20), o piloto, de volta apenas para a etapa de Interlagos, oi o mais rápido para assegurar a posição de honra do grid de saída para a corrida do domingo.

Para a tomada de tempos, essa válida para a corrida do domingo, a prova principal do final de semana, os pilotos enfrentavam bom tempo. O sol já brilhava forte no circuito em um céu sem nuvens e a temperatura começando aos poucos a esquentar.

No retrospecto, os últimos poles da Stock Car em Interlagos foram Zonta, Matías Rossi, Casagrande, Felipe Baptista, César Ramos.

Q1

Classificação liberada e o primeiro grupo já recebeu a bandeira verde para ir à pista. Alguns nomes que já estavam acelerando eram Thiago Camilo, Allam Khodair, Gabriel Casagrande, Bruno Baptista e Ricardo Zonta.

Os primeiros minutos, como de costume, são reservados para os competidores fazerem as voltas de instalação e aquecimento dos pneus antes de começar as voltas de ataque para tentar se colocarem entre os dez mais rápidos para avançar para a próxima fase.

Primeiros tempos feitos e Felipe Baptista era o mais rápido com 1min43s617. Na sequência vinham Zonta, Ricardo Maurício, Átila Abreu e Guilherme Salas completando as cinco primeiras colocações.

Na zona de corte deste momento com 2 minutos para o encerramento, Arthur Leist vinha em décimo, enquanto Khodair era o primeiro a ser limado com tempo quase 1s mais lento que o décimo.

A ordem do top-10 estava com Gaetano di Mauro como o mais rápido, seguido por Zonta, Felipe Baptista, Vitor Baptista, Salas, Bruno Baptista, Leist, Abreu, Maurício e Casagrande, restando apenas uma volta rápida para os competidores.

Com isso, no final, os nomes que não conseguiram avançar foram Maurício, Khodair, Luan Lopes, Barrichello e Gabriel Robe.

O segundo grupo já estava acelerando na pista para também se colocar no top-10 de mais rápidos. Alguns dos pilotos que estavam agora no traçado eram Felipe Massa, Felipe Fraga, Dudu Barrichello, Gianluca Petecof e Marcos Gomes.

Ainda nos primeiros minutos, Massa e Fraga se envolveram em um incidente, com o titular da Blau acertando a traseira do adversário da Lubrax – o parachoque ficou levemente amassado.

Com 1min44s783, Cesar Ramos estava como o mais rápido do momento, com Lucas Foresti, Julio Campos, Rafael Suzuki e Nelsinho Piquet fechando o top-5.

Se aproximando do final, os nomes sendo cortados eram Daniel Serra, Zezinho Muggiati, Fraga e Lucas Kohl. O tempo a ser batido era de Enzo Elias, que sustentava a décima colocação a apenas s0359 do ponteiro.

Encerrado o segundo grupo e os pilotos que conseguiram passar foram Suzuki, Massa, Ramos, Dudu, Petecof, Elias, Gomes, Nelsinho, Campos e Foresti.

Q2

Segunda fase iniciada e agora os 20 competidores lutavam para se colocarem entre os oito mais velozes para poderem lutar pela superpole. Abreu, Ramos, Camilo, Bruno Baptista, Campos, Di Mauro, Felipe Baptista, Nelsinho, Casagrande, Massa, Elias, Foresti, Gomes, Salas, Suzuki, Zonta, Vitor Baptista, Leist, Petecof e Dudu Barrichello.

O primeiro a fazer o melhor tempo foi Átila com 1min40s885. César era o segundo a quase 2s mais lento que o ponteiro, mas Massa tratou de empurrar todos para baixo com 1min40s716.

Os nomes que vinham sendo cortados eram Elias, Leist, Ramos, Zonta, Campos, Camilo, Bruno, Gomes, Salas e Gaetano. Ainda restava pouco menos de 2 minutos para a bandeira quadriculada.

Com 42s para o encerramento, uma bandeira vermelha foi necessária. O motivo foi que Bruno Baptista rodou sozinho na pista e ficou parado, mas sem grandes problemas. Com isso, o relógio ganhou mais 3min.

Retomado o treino, os pilotos vinham para suas últimas voltas rápidas. Nesse momento, Bruno Baptista sustentava a pole provisória da corrida Sprint, que funciona a partir do grid invertido da classificação.

Na reta final, os oito mais rápidos eram Gaetano, Felipe Baptista, Massa, Campos, Suzuki, Átila, Camilo e Nelsinho. O tempo a ser batido era de 1min41s001 – Casagrande, nono, estava apenas 0s030 mais lento.

Bandeira quadriculada e os competidores que vão para a superpole são Gaetano, Massa, Felipe Baptista, Campos, Suzuki, Átila e Zonta.

Q3

Chegou o momento decisivo da classificação. Os oito mais velozes após a fase de grupos e do Q2 estavam de volta ao traçado agora para brigar pela pole-position. Como de costume, após uma breve passada nos boxes, os primeiros minutos eram para aquecer os pneus.

Em excelente desempenho, carregando nada menos que 25 quilos de lastro de sucesso, o titular da Crown Racing vinha com a pole provisória, mas foi superado por Zonta em apenas 0s030.

A ordem momentânea do grid de saída para o domingo era Zonta, puxando Felipe Baptista, Di Mauro, Massa, Campos, Suzuki, Gomes e Abreu.

E mesmo estando de volta ao grid apenas para esta etapa de 45 anos da Stock Car, Gomes vinha em grande desempenho. O piloto, nos últimos segundos, vinha caminhando para a posição de honra do grid.

Bandeira quadriculada e é Marquinhos quem vai sair na frente na corrida principal do final de semana. O titular da KTF Sports anotou 1min40s632 mostrando que é como se nunca havia deixado a categoria. Di Mauro completa a primeira fila de saída.