Fraga empata com Serra, mas fica com pole-position da Stock Car no Velocitta

Felipe Fraga vai largar da pole-position na etapa da Stock Car no Velocitta. Na tomada de tempos deste sábado (28), que aconteceu em condições mistas, o competidor, que empatou em tempo com Daniel Serra, vai sair da posição de honra do grid por ter virado antes do adversário.

Para a classificação desta tarde, os pilotos encontraram condições bastante diferentes dos treinos livres. Entre as sessões, uma forte chuva caiu no circuito, lavando toda a pista e deixando o asfalto molhado – a água parou minutos antes do início.

Relógio rodando e primeiro grupo autorizado a ir à pista. Neste Q1, o pelotão foi dividido entre duas levas, cada um com 15 pilotos cada e o objetivo, justamente, era para se colocar entre os 15 mais rápidos para tentar passar para o Q2.

Ainda nos primeiros instantes, já houve o primeiro incidente. Denis Navarro perdeu o controle, rodou, mas conseguiu voltar sem grandes problemas. Na sequência, Bruno Baptista passou reto, mas também voltou ao traçado.

Os tempos começaram a aparecer na tabela e Felipe Lapenna, surpreendente, estava na primeira colocação, mas as coisas estavam mudando com grande rapidez. Julio Campos, depois Enzo Elias, depois Cacá Bueno e então, Átila Abreu se estabeleceu como o mais rápido, enquanto Tony Kanaan era o 15º na zona de corte.

Dudu Barrichello vinha com bom ritmo, mas apresentou problemas no carro e precisou parar o carro e abortar a classificação. Com isso, o titular da Full Time já estava abaixo da zona de eliminação.

Na bandeira quadriculada, Gaetano di Mauro fechou como o mais rápido do grupo com 1min40s110. A apenas 0s036, Campos fechou em segundo, com Bueno, Bruno Baptista e Khodair completando as cinco primeiras colocações – nesse momento, as condições começavam a melhorar.

Liberado os boxes para o segundo grupo na pista. Por conta da primeira parte, o asfalto já vinha em partes com melhores condições, tanto que assim que fechou sua primeira volta, Felipe Fraga saltou para a primeira posição da tabela.

Aos poucos, os competidores vinham melhorando as voltas anteriores e empurrando os adversários do grupo 1 para fora do top-15. Neste momento, além de Fraga, Daniel Serra, Felipe Baptista e Gabriel Casagrande estavam também avançando para o Q2.

Os 15 mais rápidos estavam bastante misturados entre os pilotos do primeiro e segundo grupos. Guilherme Salas, Fraga, Rafael Suzuki, Serra, Felipe Baptista, Ricardo Zonta, César Ramos, Felipe Massa, Rubens Barrichello, Ricardo Maurício, Di Mauro, Campos, Casagrande, Bueno e Bruno Baptista completavam os nomes que conseguiam avançar.

A volta ideal para esta fase era 1min39s034, com o primeiro setor de Gianluca Petecof, 30s182, segundo setor de Daniel Serra, 29s627, e terceiro setor de Fraga, 39s225.

Encerrado o Q1 e os pilotos que conseguiram passar para a fase seguinte eram Bueno, Campos, Suzuki, Zonta, Di Mauro, Camilo, Massa, Serra, Ramos, Casagrande, Salas, Fraga, Maurício, Barrichello e Felipe Baptista.

Liberada a segunda parte da classificação da Stock Car no Velocitta. Agora, os 15 pilotos vão à pista de uma vez para anotarem suas voltas e tentarem se colocar entre os seis mais velozes para brigar pela pole-position.

Primeiros giros rápidos concluídos e, no momento, Casagrande estava na primeira colocação. Depois, Felipe Baptista pulou para a ponta apenas para ser superado por Salas, que se estabeleceu em primeiro.

Pouco menos de três minutos para a bandeira quadriculada e os nomes que estavam abaixo da zona de corte eram Barrichello, Salas, Bueno, Baptista, Zonta, Massa, Maurício e Campos.

Os seis competidores, todos separados por 0s974, que estavam conseguindo passar adiante eram Casagrande, Salas, Fraga, Serra, Suzuki e Ramos. Entretanto, as coisas vinham mudando e a zona de corte do momento era de 1min32s391.

Bandeira quadriculada e com tempo de 1min31s566, Fraga passou como o mais rápido. O piloto foi seguido por Serra, Casagrande, Felipe Baptista, Campos e Di Mauro – os seis brigariam pela pole-position.

Iniciada a última fase da classificação e Fraga vinha para conseguir a pole-position provisória. Serra, Di Mauro, Casagrande, Campos e Felipe Baptista vinham para fechar as três primeiras filas.

Os tempos estavam bastante próximos nesta última fase da classificação da Stock Car no Velocitta. Entre o primeiro e o último, apenas 0s591 – enquanto isso, Fraga e Serra tinham exatamente o mesmo tempo, 1min31s089, mas o titular da Blau havia feito o tempo antes.