Extremamente jovens: conheça o grupo de pilotos que estreia em Interlagos

O fim de semana de 19 a 21 de abril no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, já se desenha especial por si só. Afinal, a Stock Car Pro Series vai comemorar domingo o aniversário de 45 anos (que será completado oficialmente na próxima segunda-feira, dia 22), a Stock Series abrirá sua temporada 2024 e o BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA volta a correr no seu palco mais tradicional. Mas para seis pilotos a jornada dos próximos dias será ainda mais marcante.

Stock Car Pro, Stock Series e o BRB Fórmula 4 Brasil terão jovens pilotos que vão estrear nas respectivas categorias em Interlagos. Anunciado de surpresa pela Scuderia Chiarelli, Luan Lopes vai debutar no grid da principal categoria do automobilismo brasileiro, correndo em casa, em São Paulo. O paulista de 19 anos será o primeiro piloto formado na Fórmula 4 Brasil a disputar uma etapa da Stock Car. Em 2023, o piloto foi o quarto colocado no campeonato da categoria-escola e somou uma vitória, alcançada justamente em Interlagos.

“Correr na Stock Car sempre foi um sonho, desde criança. É uma honra fazer parte deste grid e motivo de muita felicidade por ser o primeiro piloto revelado pela Fórmula 4 Brasil a estar na Stock. Muito feliz, muito empolgado e espero que seja a primeira etapa de muitas. Espero que dê tudo certo, e já está dando certo simplesmente por estarmos aqui. Chegar aqui mostra o valor da Fórmula 4, e sei que muitos pilotos da categoria também pensam na Stock Car como um caminho para o futuro, por ser o campeonato mais disputado do Brasil e um dos mais parelhos do mundo. É um privilégio e um sonho que está se tornando realidade”, disse Luan.

A Fórmula 4 Brasil também terá um debutante neste fim de semana. O jovem Filippo Fiorentino, de somente 15 anos, vai pilotar para a equipe TMG Racing. Paulista, Filippo iniciou nas pistas aos 10 anos, no kart, reunindo experiência no Brasil e na Europa. Em 2023, testou na Fórmula 4 Italiana, fez duas etapas na Fórmula 4 Espanhola e correu na Fórmula Delta. Neste ano, fará toda o campeonato na Espanha e vai estrear no BRB Fórmula 4 Brasil.

“Estou super feliz por estar aqui na Fórmula 4 Brasil. Embora seja muito legal correr lá fora, sempre quis viver um pouco do automobilismo brasileiro também. Estou em casa, então correr por aqui é sempre bom. O primeiro objetivo é conseguir uma boa quilometragem, depois treinar bastante com o carro e fazer boas corridas. A busca é sempre pelo melhor resultado possível”, disse o piloto, feliz por voltar a guiar na mais importante pista do Brasil.

“Correr aqui em Interlagos é especial. É minha pista favorita e melhor que todas as pistas que andei lá fora, seja Barcelona, Valência, Portimão… Feliz por poder acelerar e competir neste fim de semana especial”, concluiu.

Caras novas na Stock Series — Maior reveladora de talentos do automobilismo brasileiro, a categoria de acesso abre sua 32ª temporada a partir desta sexta-feira, quando acontecerão os primeiros treinos livres do campeonato. Em Interlagos, quatro novatos chegam para rejuvenescer ainda mais o grid da Stock Series.

O caçula do grid é o paranaense Akyu Myasava, de 15 anos. Nascido em Cascavel, o adolescente é irmão mais novo de Gustavo Myasava, que correu na Stock Series entre 2015 e 2021 e tem uma vitória no currículo. Agora, é Akyu — que traz no currículo diversos títulos conquistados no kartismo — quem representa o legado da família nas pistas do Brasil como representante da equipe Garra Racing Team.

Outra novidade no grid da Stock Series é Alfredinho Ibiapina. O curitibano residente em Florianópolis completou 16 anos nesta última quinta-feira (18 de abril) e chega à categoria que dá acesso à Stock Car com um retrospecto laureado no kart: campeão brasileiro e do Open Brasileiro, vice-campeão da Copa Brasil e vice-campeão Sul-Brasileiro. Agora, Ibiapina será um dos pilotos do sexteto da W2 Racing ProGP, que traz outro ‘rookie’ em 2024: Erick Schotten.

Catarinense de Rio do Sul, Schotten volta ao automobilismo brasileiro depois de correr um ano nos Estados Unidos, na USF Juniors, onde fez a ultrapassagem da temporada 2023. O piloto tem na estante os títulos de campeão da Fórmula Delta (2022), da Copa SPR de Kart Júnior e agora é mais um concorrente no grid da Stock Series a representar a W2 Racing ProGP e ser um dos candidatos ao superprêmio concedido ao campeão: o equivalente a R$ 2,5 milhões para a ascensão ao grid da Stock Pro em 2025.

O quarto estreante da categoria de acesso em 2024 é o gaúcho Guto Rotta, de 21 anos, que vai representar a Garra Racing Team. Nascido em Encantado, o piloto tem um histórico vencedor em carros de tração dianteira, sendo campeão dos Campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Turismo 1.4, além de ter vencido as 12 Horas de Tarumã. Agora, Rotta encara o desafio de ser um dos postulantes ao título da Stock Series e a uma vaga no grid da Stock Pro em 2025.

Os estreantes do fim de semana em Interlagos
Stock Car Pro Series
Luan Lopes
Idade: 19 anos (27/01/2005)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Equipe: Scuderia Chiarelli
Carro: Toyota Corolla
Número: #99

BRB Fórmula 4 Brasil
Filippo Fiorentino
Idade: 15 anos (08/08/2008)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Equipe: TMG Racing
Número: #37

Stock Series
Alfredinho Ibiapina
Idade: 16 anos (18/04/2008)
Naturalidade: Curitiba (PR)
Equipe: W2 Racing ProGP
Número: #8

Akyu Myasava
Idade: 15 anos: (05/08/2008)
Naturalidade: Cascavel (PR)
Equipe: Garra Racing Team
Número: #18

Erick Schotten
Idade: 16 anos (18/05/2007)
Naturalidade: Rio do Sul (SC)
Equipe: W2 Racing ProGP
Número: #77

Guto Rotta
Idade: 21 anos (29/04/2002)
Naturalidade: Encantado (RS)
Equipe: Garra Racing Team
Número: #29