Gaetano di Mauro foi quem subiu ao degrau mais alto do pódio da Stock Car em Interlagos. Na corrida feita na tarde deste domingo (21), o piloto soube aproveitar as oportunidades para vencer a primeira na temporada 2024.
De volta ao grid apenas para a etapa que marca 45 anos da categoria, Marcos Gomes mostrou que ainda não esqueceu como se faz e garantiu a pole-position para a prova. Gaetano di Mauro, Ricardo Zonta e Felipe Baptista completavam as duas filas da ponta.
Líder da classificação sem contar a pontuação da etapa do Velocitta, Julio Campos largava da quinta colocação, enquanto o vice-líder Felipe Massa estava na sexta posição.
Largada autorizada no José Carlos Pace e no final da reta principal, Gaetano tentou assumir a ponta do pelotão, mas sem sucesso, teve de se manter em segundo. Zonta também deu a investida para se adiantar no grid, mas com porta fechada, ficou na terceira colocação.
No fechamento da primeira volta, a ordem ficou com Gomes puxando os pilotos, seguido por Mauro, Zonta, Felipe Baptista, Massa, Campos, Átila Abreu, Thiago Camilo, Rafael Suzuki e Cesar Ramos, vencedor da corrida Sprint, fechando o rol dos dez primeiros.
Apesar dos dois postos da ponta estarem relativamente tranquilos, a briga pelo degrau mais baixo do pódio pegava fogo. Na entrada do S do Senna, Felipe tentou se adiantar em cima de Ricardo para tomar a terceira colocação e após alguma insistência, conseguiu deixar o adversário para trás e tomar a colocação.
O primeiro incidente, então, veio pelas mãos de Ramos. No final da reta principal, o competidor da Ipiranga Racing passou reto e rodou na área de escape. Mais para frente, Massa conseguiu deixar Zonta para trás para se tornar o quarto colocado.
Aberta a janela de paradas e nisso, uma série de pilotos já aproveitaram para realizar o pit-stop. Alguns dos primeiros nomes foram Gianluca Petecof, Lucas Kohl e Átila Abreu.
Enquanto as duas primeiras posições do pódio estavam nas mãos de Gomes e Gaetano, a briga pela terceira colocação começava a se agitar. Felipe Baptista, em grande fase na temporada, viu Massa, também em bom ritmo em 2024, se aproximar e começar a pressionar a traseira. O titular da TMG Racing, então, escolheu o momento certo para dar o bote e deixar o adversário da Full Time para trás.
Felipe agora precisava correr atrás para conseguir alcançar os dois pilotos da frente, pois estava a 1s657 atrás da dupla. Mas a reviravolta aconteceu na liderança, pois Gaetano conseguiu tomar a primeira colocação e, na sequência, Gomes foi aos boxes.
Com metade da corrida já completada em Interlagos, Di Mauro é quem vinha na liderança seguido por Massa e Campos, vice e líder do campeonato, respectivamente – logo depois, Julinho foi aos boxes.
Nisso, os dois primeiros colocados, Dudu Barrichello e Enzo Elias eram os únicos que ainda não haviam feito a visita aos boxes – mas sem demorar muito, pois logo Gaetano também foi fazer sua parada e ainda conseguiu voltar à pista como o primeiro.
Então, um novo incidente durante a corrida. No final da reta principal, Rubens Barrichello colocou lado a lado com Bruno Baptista e, em um toque, quem levou a pior foi o piloto do carro #44. Bruno rodou e foi para a área de escape, despencando no pelotão.
Com 19 voltas feitas, Gaetano era o primeiro colocado, Felipe Baptista, Rafael Suzuki, Massa, Campos, Gomes, Abreu, Zonta, Felipe Fraga e Camilo completavam as dez primeiras posições.
Após bastante movimentação, especialmente durante a janela de boxes abertos, as coisas haviam estabelecido na pista. Gaetano estava na primeira colocação com vantagem confortável de 2s179 para o restante do pelotão. Já Suzuki, terceiro, tinha atraso de apenas 0s346 para Felipe Baptista, o segundo.
A prova já estava quase encerrada quando uma última briga começou a pegar fogo. Felipe Baptista viu Suzuki encostar em sua traseira e, pouco depois, consumou a ultrapassagem. Depois, a dupla estava em um embate pelo segundo degrau do pódio, mas o titular da TMG Racing foi quem levou a melhor.
Mais atrás, Massa vinha perdendo posições após aparecer no top-3 por conta de uma quebra em sua direção hidráulica, o que dificultou para seguir em ritmo competitivo.
Bandeira quadriculada e Gaetano di Mauro garantiu a vitória neste domingo de Stock Car em Interlagos. Suzuki e Felipe Baptista completaram o pódio do dia, com Julio Campos fechando em quinto.